OSUFPB realiza concerto com regência do maestro argentino Gustavo Paco

Série Augusto dos Anjos. É nome do concerto que será realizado nesta sexta-feira (3), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, localizada no Departamento de Música (Demus) do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus de João Pessoa.

A regência do espetáculo ficará a cargo do maestro Gustavo Paco que será acompanhado pela solista e flautista Conceição Benck. A atividade faz parte da temporada 2018 da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB) e dos 40 anos do Departamento de Música.  As peças que serão tocadas foram compostas no mesmo período em que viveu o poeta Augusto dos Anjos.

Natural de Buenos Aires, Argentina e radicado em João Pessoa desde 1978, Gustavo Paco é músico instrumentista e regente. Após trabalhar alguns anos como flautista em orquestras argentinas transferiu-se para o Brasil, como professor da UFPB.  Ele graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. É também conhecido como discípulo do professor Alfredo Ianneli. Ensina nos Cursos do Bacharelado e Licenciatura em Música.

Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais e tem realizado apresentações nos mais importantes festivais do Brasil. É membro fundador e primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba desde o ano de 1980.

Conceição Benck possui Bacharelado em Música pela UFPB (1990) e Doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é professora do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. Tem sua sólida formação com grandes flautistas como Gustavo Paco (Argentina/Brasil), Aurèle Nicolet (Suíça) e Alain Marion (França).

Ela Organizou o I e II Festivais Norte/Nordeste de Flautistas. Atuou nas principais instituições da região (Conservatório Pernambucano de Música - 1993/4; Orquestra Sinfônica da Paraíba - 1988/94; Orquestra Filarmônica Norte/Nordeste - 1998/9; Orquestra Sinfônica do Recife – 1991/2010; Universidade Federal de Pernambuco - 1994/2010).

Com intensa atividade como solista e camerista, destaca-se o trabalho realizado junto ao Quinteto Sopro Brasil (Quinteto de Sopros da UFPE, do qual foi membro fundador) durante os anos de 2007-2010 e o Duo Casado (com a pianista e irmã Rachel Casado). Tendo atuado como professora convidada no Projeto “Bandas de PE”, do Conservatório Pernambucano de Música (2007- 2014). Além da docência, dedica-se à pesquisa interpretativa, performance e gravação de obras de compositores brasileiros, assim como, sobre competências da performance musical e didática instrumental com ênfase em articulação nos instrumentos de sopros

Outras informações pelo telefone: (83) 3216-7123.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral