OSUFPB realiza concerto com sua formação completa

Dando sequência ao calendário de atividades já definido para a temporada de 2015, a  Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) faz concerto nesta sexta-feira (22), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita.

Este concerto será feito com a formação completa da OSUFPB e executará obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Edward Grieg. Terá a regência do maestro titular da Orquestra Marcos Arakaki, contando ainda com a participação do pianista José Henrique Martins como solista no Concerto para Piano N. 20 em Re menor KV. 466, de Mozart.

A OSUFPB se apresenta toda semana na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, sempre explorando possibilidades sonoras diferentes a partir de formações instrumentais diversas, como metais, cordas, sopros, percussão, além de uma versão pop, que promove o diálogo da Orquestra com a música popular, e a OSUFPB JOVEM, envolvendo alunos da graduação do bacharelado em música da instituição.

A Orquestra Sinfônica da UFPB tem contribuído de forma significativa para o movimento sinfônico do Estado da Paraíba. Promove a formação de público para esse gênero orquestral, além de trabalhar na educação de músicos, já que também atua como proposta pedagógica, honrando os princípios educacionais da instituição.

Os concertos da OSUFPB acontecem sempre no mesmo horário e local, criando o hábito do público de se programar para prestigiar boa música todas as sextas-feiras na própria UFPB.

Maestro Marcos Arakaki

É natural de São Paulo. Concluiu seu Mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts (EUA), com apoio da Fundação Vitae. Vem dirigindo importantes orquestras brasileiras, como as sinfônicas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e Paraíba, a Petrobras Sinfônica, as sinfônicas de Campinas, da USP, a Orquestra de Câmara da Osesp e a Orquestra Experimental de Repertório. No exterior, dirigiu orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, Ucrânia e República Tcheca. Realizou turnês nacionais e regionais com a Camerata Fukuda, com a Orquestra Sinfônica Brasileira e com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. À frente da Orquestra Sinfônica Brasileira, gravou em 2010 a trilha sonora para o filme “Nosso Lar,” composta por Philip Glass. Entre 2007 e 2010, trabalhou como regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba e regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente é regente titular da OSUFPB.

José Henrique Martins - piano

É natural de Curitiba. Formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, também obteve título de Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doctor of Musical Arts pela Boston University. Neste ano de 2015 completa 30 anos de carreira musical, desenvolvendo atividades no Brasil e exterior. Atua constantemente como recitalista e camerista nas principais cidades brasileiras. Como solista de orquestra já atuou sob a direção de Elena Herrera, Lutero Rodrigues, Antônio Augusto e Marcos Arakaki. Radicado na Paraíba, exerce o cargo de professor nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em música da UFPB.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria