OSUFPB realiza seu 14º concerto da temporada 2016

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) realiza nesta sexta-feira (7) o seu 14º concerto da temporada de 2016. O evento acontece às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB, em João Pessoa. A entrada é gratuita e aberta para o público em geral.

No repertório, obras do compositor Piotr Ilitch Tchaikovsky, além do estoniano Arvo Pärt, do austríaco Anton Webern - ambos da escola contemporânea - e do jovem compositor paraibano Weskley Dantas, aluno do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, que terá sua obra “Unus para orquestra de câmara” executada pela Orquestra, sob a regência do maestro Carlos Anísio, que também é professor do Departamento de Música da UFPB. O concerto também terá a participação do violinista Rodrigo Eloy, spalla da OSUFPB, que executará o “Fratres para violino, percussão e orquestra de cordas”, de Arvo Pärt.

Este é o décimo quarto concerto de uma série de cerca de vinte apresentações quinzenais programadas para este ano, contemplando clássicos da música universal, música brasileira e produções de professores e alunos dos Departamentos de Música e Educação Musical da UFPB.

Momento pedagógico

A coordenação do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) da UFPB, que administra a Sala de Concertos Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue pelo menos meia hora antes do concerto, pois assim não perderá a pequena palestra que costumeiramente é proferida antes da apresentação e que presta esclarecimentos aos presentes sobre o conteúdo das obras musicais contempladas na noite. Desta feita, será o maestro convidado André Muniz que fará esse momento tão importante para a formação de plateia para a música sinfônica.

Também lembra que, por motivo de segurança, não permitirá, em hipótese alguma, o acesso ao público quando a Sala alcançar sua lotação máxima, que é de 300 pessoas.

A OSUFPB

A OSUFPB pertence ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e é ligada aos Departamentos de Música e Educação Musical da UFPB. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Para mais informações sobre o concerto, é só consultar o site da OSUFPB: www.osufpb.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria