OSUFPB realiza seu segundo concerto da temporada 2016

Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) faz o seu segundo concerto da temporada 2016 nesta sexta-feira (15), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O concerto começa às 20h, mas é recomendável que o público chegue pelo menos vinte minutos antes da apresentação, para poder assistir a uma palestra proferida pelo coordenador da OSUFPB sobre as obras apresentadas.

A orquestra está cumprindo o calendário de concertos previsto para este ano, o que resultará em cerca de vinte apresentações, contemplando clássicos da música universal e produções de professores e alunos do Departamento de Música e Educação Musical da UFPB.

Para este concerto, o repertório conta com obras do compositor russo Tchaikowsky e do compositor gaúcho Brenno Blauth, cuja peça Concertino para Oboé e Cordas terá como solista o oboísta Junielson Nascimento, músico da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

A OSUFPB pertence ao CCTA, administrado pelo Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta com dezesseis músicos fixos e com a participação de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de eventuais colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

O LAMUSI é coordenado por Leonardo Meira e a OSUFPB está sob a coordenação de Ulisses Silva, ambos professores do Departamento de Música da UFPB.

Solista

Junielson Nascimento- Natural do Recife, iniciou seus estudos aos 7 anos de idade no Conservatório Pernambucano de Música na classe de flauta transversal do professor George Albert . No ano de 2006 ingressa no curso de extensão do DEMUS-UFPB na classe de oboé do professor Roberto Carlos di Leo. No ano 2009, a convite do professor Flávio Medeiros (UFPE) excursionou à França junto ao grupo Txaimus. Em 2014, a convite do Maestro Marlos Nobre, participou do festival Villa-Lobos  em Caracas-Venezuela no centro social pela música, sede do reconhecido projeto ``El Sistema´´, onde participou da orquestra Binacional Brasil- Venezuela composta de músicos do Brasil e da Orquestra Juvenil de Caracas.  Trabalhou com notáveis Maestros, dentre eles se destacam: Dietrich Paredes, Gerard Oskamp, Isaac Karabtchevisky, Marcos Arakaki e Marlos Nobre. Atualmente é oboista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraiba.

Compositor

Brenno Blauth- Compositor gaúcho, estudou em Porto Alegre com Ênio de Freitas e Castro. Em 1963, mudou-se para São Paulo, aperfeiçoando-se com Camargo Guarnieri. Compositor de obras de caráter nacionalista, usando elementos do folclore, escreveu o que talvez seja a mais tocada peça Brasileira que tem como solista o oboé.  Escrita em Brasília no ano de 1983 e composta de 3 movimentos.  O primeiro tempo é enérgico explorando a dualidade entre o solista e a rítimica decisiva nas cordas. O segundo movimeto é extremamente lírico e expansivo e o terceiro movimento elabora novamente uma constante dualidade entre o solista e a orquestra, os quais às vezes se desafiam rítimica e disonantemente, em outros momentos se unem em atmosfera de grande efeito sonoro. O concertino conclui com uma Coda de Grande Impacto.

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7143.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria