Pós em Artes Visuais realizam encontros no Campus I da UFPB

ImprimirImprimir

Prosseguem até esta sexta-feira (7), no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, o “IV Diálogos Internacionais em Artes Visuais” e o “I Encontro Regional da ANPAP Nordeste” promovidos pelo Programa Associado de Pós- Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - UFPB/UFPE. Tem como objetivo reafirmar o compromisso com o desenvolvimento da pesquisa em história, teoria, processos criativos e ensino de artes visuais com ênfase para a pesquisa no Nordeste brasileiro.

 

Em sua quarta versão o IV Diálogos Internacionais em Artes Visuais se une à primeira versão do Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) visando estimular os debates sobre o tema: “Arte e Política”.

 

As palestras serão proferidas pelos convidados como o professor  Afonso Medeiros, graduado em Educação Artística/Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará (1985); especialista em História da Arte pela Universidade de Shizuoka (Japão, 1988), mestre em Ciências da Educação/ArteEducação, também pela Universidade de Shizuoka e doutor em Comunicação e Semiótica/Intersemiose na Literatura e nas Artes pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ele é professor da Universidade Federal do Pará e foi presidente (2013-14) da ANPAP.

 

Tem também, no encontro, a participação do professor  Moacir dos Anjos que possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Economia - University College London (1994). É Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 1990 e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará desde 2013. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Teoria da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira, arte e política, cultura contemporânea e globalização.

 

Ampliando o debate sobre Arte e Política, conta-se com a presença do artista visual pernambucano Daniel Santiago, artista plástico e jornalista, programador visual, professor, escritor de literatura-objeto com mais de dez livros publicados.

 

Outro participante do encontro como palestrante será o artista e professor paraibano professor José Augusto Costa de Almeida (José Rufino). José Rufino vive e trabalha em João Pessoa, Paraíba. Artista e escritor é também professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais das Universidades Federais da Paraíba e de Pernambuco. É autor do livro “Afagos”, editado pela Cosac&naify, do romance ainda inédito, Desviver, que recebeu a Bolsa Funarte de Criação Literária.

 

Ainda participando como conferencista dos diálogos sobre o tema terá a presença da professora Madalena Zaccara da Universidade Federal de Pernambuco. Madalena possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado (DEA) em História e Civilizações - Université Toulouse II (1992), Toulouse, França e doutorado em História da Arte - Université Toulouse II também em Toulouse, França. Tem pós-doutorado pela Escola de Belas Artes da Universidade de Porto, Portugal, também como bolsista Capes. Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal de Pernambuco. Lidera o grupo de pesquisa Arte, Cultura e Memória. Atua principalmente nos seguintes temas: História da Arte, Arte e Gênero, Arte e Política e Crítica de Arte. É membro da ANPAP, da FAEB (Federação dos Arte Educadores do Brasil) e do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade I2ADS (Porto, Portugal). É representante regional da ANPAP. É autora de livros, capítulos de livros e artigos sobre sua área de atuação.

 

Os eventos contarão também com a presença da professora e ativista da comunidade quilombola Conceição das Crioulas no sertão pernambucano professora Fabiana Ana da Silva que possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (2011). Já atuou na comunidade enquanto bibliotecária, na biblioteca Afro-Indígena e Agente Administrativa na Escola Professor José Mendes, escola essa, onde atualmente é professora. Contribui nas mais diversas atividades enquanto voluntária da AQCC - Associação Quilombola de Conceição das Crioulas, onde é sócia e integra as comissões de Educação, Comunicação, Juventude e Mulheres. É militante do movimento quilombola, onde tenta contribuir através da educação, na luta pela regularização fundiária, entendendo que o território é a base do quilombo e o caminho mais curto para se reparar as injustiças sofridas pelo seu povo.

 

Mais informações pelo telefone: (83) 98809-9453.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: