Pós em Música promove Concerto com convidados internacionais

Dando sequência à Série “Concertos Internacionais” do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM), a UFPB está recebendo os professores Milton Masciadri (contrabaixo, University of Georgia – EUA) e Kate Hamilton (viola, Concordia College – EUA). Eles apresentam dois concertos de música de Câmara na Sala Radegundis Feitosa no Campus I, nos dias 22 e 24 deste mês, sempre às 20h e com entrada franca.

As apresentações são complementadas com as atividades de masterclasses para os alunos da UFPB e do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que também apoia o evento. Esta Semana Camerística integra a programação elaborada pela “Comissão UFPB 60 Anos”, que celebra o aniversário da instituição.

Os professores convidados encontram-se no Brasil a convite do PPGM da UFPB e se apresentam através de uma parceria artístico-acadêmica que visa estreitar os laços entre as Universidades envolvidas. O contrabaixista Milton Masciadri é um dos maiores virtuoses do seu instrumento, com ampla carreira internacional, e foi agraciado com o título de Artista para a Paz da UNESCO. A violista Kate Hamilton, por sua vez, é uma instrumentista extremamente versátil, dedicando-se à atuação como solista e camerista, além de reconhecida pedagoga em sua área de atuação.

Na quinta-feira (22), será apresentado um concerto de música de câmara com Milton Masciadri e Kate Hamilton, juntamente com os professores Sandra Aquino (violino), Felipe Avellar de Aquino (violoncelo) e José Henrique Martins (piano), do Departamento de Música da UFPB. Interpretarão obras de Max Bruch (Kol Nidrei para contrabaixo e piano), Choron de Villani-Côrtes (contrabaixo e piano), Trio Sonata de Handel (para violoncelo, contrabaixo e piano), além dos importantes Quintetos para piano e cordas dos compositores brasileiros Villani-Côrtes (Caratinguê) e Amaral Vieira (Fronteiras).

Já no concerto do sábado (24), também realizado na Sala Radegundis Feitosa, às 20h, terá as presenças da violista Kate Hamilton juntamente com o pianista José Henrique Martins e o violoncelista Felipe Avellar de Aquino. Na primeira parte do programa, será apresentada a Passacaglia de Rebecca Clark (para viola e piano), além da estreia brasileira da obra Song of the Blissful para viola solo, do compositor finlandês Max Savikangas. Na segunda parte do programa, o famoso Trio em lá menor Op. 114 de Johannes Brahms, em sua versão para viola, violoncelo e piano.

A realização dos concertos conta com o apoio do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), “Comissão UFPB 60 Anos”, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG) e Reitoria da UFPB. Este evento conta também com o apoio e a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Artistas convidados:

Kate Hamilton tem sido descrita como uma instrumentista com “um rico som de viola, caracterizado por gosto musical perfeito e liberdade de expressão." (Peoria Times, Illinois, EUA). Recentemente foi solista à frente da Kansas City Civic Orchestra, Cartago Symphony (Costa Rica), Orquestra do Festival de Vale Veneto (Brasil) e da Orquestra de Câmara de Lugano (Buenos Aires). Comprometida com a gravação de novas obras, como também da literatura pouco difundida para a viola, sua discografia pode ser ouvida através dos selos Pacific Records e Vienna Modern Masters.

Destaques da temporada 2015-2016 incluem masterclasses no Conservatório Boccherini (Lucca – Itália), Sydney Conservatory of Music (Australia), recitais na Itália, França, Brasil, China, como também artista convidada do Royal College of Music (País de Gales).

Kate Hamilton começou a tocar viola aos oito anos de idade nas escolas públicas de Buffalo, Nova York. É graduada pelo Oberlin Conservatory e pelo Peabody Conservatory, tendo sido bolsista do Aspen Music Festival. Seus professores incluem Karen Tuttle e Jeffrey Irvine. Atualmente, é professora Associada de viola no Concordia College, em Minnesota (EUA). Mais informações em www.katehamiltonviolist.com.

Milton Masciadri é professor de Contrabaixo da Universidade da Geórgia, onde leciona desde 1984. Representando a terceira geração de contrabaixistas em sua família, nasceu em Montevidéu, Uruguai, e começou seus estudos com seu pai. Aos 17 anos tornou-se contrabaixista assistente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, no Brasil, e aos 19 anos tornou-se membro do corpo docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Milton Masciadri realizou cursos de mestrado e doutorado em performance do contrabaixo nos Estados Unidos, sob a orientação dos eminentes contrabaixistas Gary Karr, Julius Levine e Lawrence Wolfe. Comprometida com a gravação de novas obras, como também da literatura pouco difundida para a viola, sua discografia pode ser ouvida através dos selos Pacific Records e Vienna Modern Masters.

Algumas das apresentações de Masciadri na temporada 2014-15 incluem concertos na Itália, Espanha, Franca, Uruguai, Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, China, Canada, Eslovênia, Croácia e os Estados Unidos.

Em 2009 o Dr. Masciadri recebeu o título de Distinguished Professor da Universidade da Geórgia, o primeiro membro do corpo docente na área de artes a ser agraciado nos últimos 62 anos. Também detém o título de "Accademico" da Accademia Filarmonica de Bolonha, Itália e foi condecorado com a Medalha Brasileira de Honra por realizações acadêmicas e por seus serviços musicais e educacionais no Brasil. Em1998 foi designado Artista para a Paz da UNESCO e, em 2011, recebeu a honraria de Cavaglieri di San Marco a Venezia. Prof. Masciadri toca em um contrabaixo de autoria de Carlo Testore, com 320 anos de idade. Está listado no International Who’s Who in Music e tem gravações solo para os selos DMR, Selo ACA, Fondazione & Sinfônica.

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7005.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do PPGM