Pós em Música promove Concerto com convidados internacionais

A série “Concertos Internacionais”, do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM/UFPB), terá continuidade nesta quinta-feira (22) e sábado (24). A partir das 20h vão se apresentar os professores Milton Masciadri (contrabaixo, University of Georgia – EUA) e Kate Hamilton (viola, Concordia College – EUA), com entrada franca.

De acordo com informações do violoncelista Felipe Avellar de Aquino, que integra a equipe de organizadores do evento, os concertos de música de Câmara, que fazem parte das comemorações pelo transcurso dos 60 anos de fundação da UFPB, serão realizados na Sala Radegundis Feitosa, no Campus da instituição, em João Pessoa.

Aos concertos serão acrescentadas atividades de master class, embora só para alunos da UFPB e do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que também apoia o evento.

Os professores Milton Masciadri e Kate Hamilton encontram-se no Brasil a convite do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB. Suas apresentações estão sendo possibilitadas por uma parceria artístico-acadêmica que visa estreitar os laços entre as Universidades envolvidas.

Segundo Felipe Avellar de Aquino, o contrabaixista Milton Masciadri é um dos maiores virtuoses do seu instrumento, com ampla carreira internacional, e foi agraciado com o título de Artista para a Paz da UNESCO. A violista Kate Hamilton é uma instrumentista extremamente versátil, dedicando-se à atuação como solista e camerista, além de reconhecida pedagoga em sua área de atuação.

Na quinta-feira (22) será apresentado um concerto de música de câmara com Milton Masciadri e Kate Hamilton, juntamente com os professores Sandra Aquino (violino), Felipe Avellar de Aquino (violoncelo) e José Henrique Martins (piano), do Departamento de Música da UFPB. Serão interpretadas obras de Max Bruch (Kol Nidrei para contrabaixo e piano), Choron de Villani-Côrtes (contrabaixo e piano), Trio Sonata de Handel (para violoncelo, contrabaixo e piano), além dos importantes Quintetos para piano e cordas dos compositores brasileiros Villani-Côrtes (Caratinguê) e Amaral Vieira (Fronteiras).

No concerto do sábado (24), se apresentarão a violista Kate Hamilton juntamente com o pianista José Henrique Martins, e o violoncelista Felipe Avellar de Aquino. Na primeira parte do programa, será apresentada a Passacaglia de Rebecca Clark (para viola e piano), além da estreia brasileira da obra Song of the Blissful para viola solo, do compositor finlandês Max Savikangas. Na segunda parte do programa, o famoso Trio em lá menor Op. 114 de Johannes Brahms, em sua versão para viola, violoncelo e piano.

A realização dos concertos conta com o apoio do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Comissão UFPB 60 Anos, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG) e Reitoria da UFPB. Este evento conta também com o apoio e a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7005.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias