Pós-Graduação da UFPB pesquisa educação popular em saúde

Os relatos registrados em livros serão lançados nesta segunda-feira (19), às 19h, na Fundação Casa de José Américo, localizada na Avenida Cabo Branco

O Grupo de Pesquisa “Educação Popular em Saúde”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), lança nesta segunda-feira (19), às 19h, os livros “Educação Popular na Formação Universitária: reflexões com base em uma experiência” e “Vivências de Educação Popular na Atenção Primária à Saúde: a realidade e a utopia”. O lançamento ocorre na Fundação Casa de José Américo, localizada na Avenida Cabo Branco, 3336, bairro do Cabo Branco.

Os dois livros são produtos da sistematização e de análises críticas de experiências de educação popular empreendidas, tanto no campo da saúde como da formação universitária, em João Pessoa-PB e em outros lugares em todo o país, sendo o primeiro uma produção deste Grupo de Pesquisa e o último resultado de trabalho de diversos atores da Rede de Educação Popular em Saúde.

O evento terá início com apresentações culturais, seguidas de uma Roda de Conversa onde autores e organizadores dos livros, bem como os participantes presentes, poderão compartilhar suas impressões sobre as contribuições das publicações para a formação universitária, a saúde e o movimento de educação popular. Em seguida, o encerramento se dará com apresentações culturais, coquetel e sessão de autógrafos.

O livro “Educação Popular na Formação Universitária” se dedica a refletir a Universidade, em seu processo de transformação, com base nos conhecimentos elaborados na experiência do Projeto “Educação Popular e Atenção à Saúde da Família” (Pepasf) - desenvolvido há treze anos pela UFPB junto com a Comunidade Maria de Nazaré, em João Pessoa. Cada capítulo aborda uma dimensão diferente da experiência vivenciada pelos protagonistas dessa história, além de depoimentos pessoais destes atores. Buscou-se compreender o significado dessa experiência não apenas para a Comunidade ou para a UFPB, mas para a Universidade brasileira como um todo, apreendendo-se que saberes ali forjados constituem pistas relevantes para que se caminhe rumo à transformação da Universidade.

O livro “Vivências em Educação Popular na Atenção Primária à Saúde” enfoca diferentes experiências de Educação Popular em Saúde a partir de relatos e reflexões de atores de práticas, enfatizando o quê se aprende e como se aprende nestas iniciativas. Sob a forma de múltiplas narrativas, há no livro expressão dos saberes de diversos profissionais da saúde. Uma obra construída na caminhada dos participantes da Rede de Educação Popular e Saúde, convite à reflexão e meio para renovar o aprendizado.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7702.

Agência de Notícias da UFPB/ Com informações do PPGE