Pós-Graduação em Biotecnologia discute inclusão de surdos no meio acadêmico, científico e tecnológico

A Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPB, coordenado pela professora Sandra Rodrigues Mascarenhas, realiza, no próximo dia 18, o evento “Estratégias para a inclusão de Surdos: educação, ciência e tecnologia”.

O Encontro, que conta com o apoio financeiro da FINEP via o Projeto da Rede Nacional de Educação em Ciência, visa discutir novos métodos de inclusão do surdo no meio acadêmico, científico e tecnológico com enfoque no aprendizado na forma de acessibilidade sem parâmetros excludentes.

Estarão presentes professores, intérpretes, alunos surdos e interessados no tema, além de pesquisadores da UFRJ, da UFPB e de intérpretes de LIBRAS.

O evento ocorrerá no auditório localizado no Centro de Biotecnologia (CBiotec), das 9h às 17h.

Desde 2007, a Profa. Dra. Sandra Mascarenhas coordena um projeto que envolve cursos experimentais no laboratório de Imunobiotecnologia e a contratação estagiários surdos. O projeto inclui ainda o desenvolvimento do site www.osurdocientista.com, que promove a divulgação científica, com diversas informações sobre os cursos, estágios, edições anteriores e futuras, equipe envolvida e atualizações sobre o tema, além da página no facebook com o mesmo nome.

O projeto de inclusão de Surdos pela Ciência tem como objetivo desenvolver uma abordagem experimental para o ensino de ciências voltado para alunos surdos, promovendo a inclusão social, com a possibilidade de integrar os avanços da ciência e tecnologia de forma crítica.

Abaixo a programação completa do evento:

9h - Abertura

9h30 às 10h30 - Palestra: A surdez sem barreiras científicas - Dra. Julia Barral (UFRJ)

10h30 às 11h- Coffee break

11h às 12h - Palestra: Problematizando a inclusão do Estudante Surdo - Dra. Sandra Alves da Silva Santiago (UFPB)

12h às 14h - Almoço

14h às 15h - Palestra: Acessibilidade como um serviço: incluindo pessoas surdas nas tecnologias da informação e da comunicação - Dr. Tiago Maritan (UFPB)

15h às 15h30 - Coffee Break

15h30 às 16h30 - Palestra: Oficina "Vivendo e aprendendo" - Dra. Vivian Rumjanek (UFRJ)

16h30 às 17h - Encerramento e entrega dos certificados

Ascom UFPB - Débora Freire