Países de Língua Portuguesa debatem educação de jovens e adultos na UFPB

Reunião Técnica Internacional sobre Cooperação Sul-Sul entre Países de Língua Oficial Portuguesa debate até a sexta-feira, a educação de jovens e adultos. Realizada no auditório do Centro de Educação do campus I da UFPB, em João Pessoa, a reunião tem a participação de representantes de países da África, do MEC e da Unesco

Promovida pela Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos, da UFPB, o evento se estenderá até a próxima sexta-feira discutindo temas inerentes à cooperação no campo da Educação de Jovens e Adultos. Participam representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, além de representantes da UNESCO (Brasília) e de representantes da Universidade da Integração  Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, da Cátedra UNESCO da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A instalação da Reunião Técnica Internacional sobre Cooperação Sul-Sul entre Países de Língua Oficial Portuguesa também marcou o início do Projeto Africanidade e do Curso de Formação de Formadores em Educação de Jovens e Adultos, financiado pelo Mec/Secadi e tem como objetivo a formação de Jovens e adultos  Educadores.

Na ocasião de abertura, o Pró-Reitor de Graduação da UFPB, que representou o reitor Rômulo Polari, destacou a cooperação internacional que a instituição de ensino paraibana vem desenvolvendo como um dos pilares da Pós-Graduação. O vice-diretor do Centro de Educação da UFPB, Wilson Aragão, saudou os representantes dos países africanos destacando a participação deles na formação do Brasil.

O representante do Ministério da Educação, Mauro José, disse perceber que é fundamental para os países participantes que se aproximem para a troca de experiências nas áreas de educação e cultura.  “A educação de jovens e adultos têm sido pouco valorizada e ficamos felizes com estímulos como este”, acrescentou.

O curso que é  oferecido de forma semi-presencial com o apoio das tecnologias de comunicação, está articulado com a Cátedra de EJA/Brasil, pretendendo através dessa iniciativa educativa fomentar, de forma colaborativa entre todos os países envolvidos,  a formação de profissionais da educação de jovens e adultos, criando condições para a construção local/internacional de uma educação contextualizada de acordo com as especificidades de cada país.

Durante a reunião se processarão os demais trabalhos relacionados com Cooperação Sul-Sul, com temas versando sobre o intercâmbio de experiências e informação sobre formação em cada país participante; planejamento integrado e participativo de ações a serem desenvolvidas entre os países parceiros e a integração e interação entre projetos no âmbito geral.

No âmbito da Reunião Técnica será avaliado a consecução das propostas do Plano de Ação da Rede de Cooperação Sul-Sul aprovado na III Oficina, realizada em Cabo Verde, em outubro de 2009  e realizada, naquela ocasião, sob o apoio do Governo brasileiro por meio do Ministério da Educação (MEC), da Agência

Brasileira de Cooperação (ABC) e da Representação da UNESCO no Brasil.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias