Palestra no Campus I aborda as relações sociais

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), o Departamento de Ciências Sociais (DCS) e o Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promovem, nesta sexta-feira, 19, a palestra “Quantificação e disciplinamento das relações sociais”.

O convidado para falar o assunto é o professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Candido Mendes (UCAM) no Rio de Janeiro, Alexandre Camargo.

A palestra gratuita e aberta ao público será na Sala 500 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus de João Pessoa, a partir das 9h.

Sobre o palestrante

Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016); Mestre (2008), Bacharel (2004) e Licenciado (2004) em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor Adjunto do Programa de Mestrado em Sociologia Política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPER/UCAM); membro do Núcleo de Estudos sobre Filosóficos das Ciências Sociais (Sociofilo/IESP) e líder do grupo de pesquisa “Estudos Sociais e Históricos das Estatísticas Públicas”, cadastrado no CNPq. Seus interesses voltam-se, predominantemente, para as relações entre as políticas de população e as configurações do discurso estatístico, em diferentes temporalidades e regimes de governo. Áreas de pesquisa: teoria social; sociologia e história da ciência; sócio-história da estatística; política de população; sociogênese das categorias de classificação; questão social; intelectuais e poder, Primeira República, esta Vargas.

Detalhes e informações pelo endereço eletrônico: http://www.cchla.ufpb.br/ppgs pelo e-mail: ppgs.ufpb@gmail.com; ou ainda pelo telefone (83) 3216-7204.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo