Palestra sobre Linguística e Gênero foi promovido pelo CCAE/UFPB

A Assessoria de Pesquisa do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba (CCAE/UFPB), juntamente com a Coordenação de Letras e o PROFLETRAS desse campus, recebeu no último dia 15, a Profa. Dra. Glenda Melo (UNIRIO), que proferiu a palestra "Tornando-se preta em um segundo nascimento: a performance narrativa de uma blogueira". A professora, que se destaca em âmbito nacional com sua pesquisa sobre Linguística e gênero, discutiu na ocasião, os percursos da construção da identidade da mulher negra, na análise de um blog sobre o assunto.

Sobre a palestrante

Glenda Cristina Valim de Melo é professora adjunto de língua inglesa e língua portuguesa na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Possui graduação em Letras Licenciatura Plena Português Inglês e Respe pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Finalizou o pós-doutoramento em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2014. Participa dos grupos de pesquisa Linguagens, Trabalho e Formação Docente, na Unirio e GELCI, Grupo de pesquisa sobre linguagens, culturas e identidades. Além disso, faz parte da diretoria de Associação Brasileira de Linguística Aplicada, no biênio 2016/2017. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas indenitárias (raça, gênero e sexualidade) e discurso, ensino de língua inglesa via internet, autonomia do aprendiz, autonomia e trabalho docente do professor universitário de LI. Coordena o projeto " Indexicalidades e Performances Discursivas: Raça, Gênero e Sexualidade em Contexto on/off-line".

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo) com CCAE