Os alunos que estão ingressando neste semestre nos cursos do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram recepcionados, na manhã desta terça-feira (17), com uma abordagem atual e esclarecedora sobre tecnologias que criam novas experiências de consumo e revolucionam a relação entre clientes e empresas. O tema foi apresentado por Alisson Andrade, analista de negócios da empresa Conductor, às 9h, durante a palestra de abertura da “16ª Semana da Computação”. No início das atividades, o diretor do CI, Hamilton Soares, deu as boas-vindas aos novos alunos e fez uma explanação sobre a estrutura administrativa do Centro e da UFPB.
Para um público de alunos veteranos e feras que lotou o auditório do CI, Alisson Andrade disse que vivemos uma era de transição em que cada vez mais a economia da propriedade vai sendo substituída pela economia do acesso. Conforme explicou, as pessoas buscam mais a experiência de uso quando, por exemplo, em vez de comprarem CDs preferem ouvir músicas através do aplicativo spotify e outras plataformas disponíveis na internet.
Na lista de modelos de negócios que tiveram seu auge e que hoje estão ultrapassados ele citou a empresa Blockbuster, que já foi a maior companhia mundial de locação de vídeos e que fechou porque a forma de consumo mudou. Hoje, o mercado oferece opções como a NetFlix, que permite ao usuário assistir filmes e séries online, através da TV, computador, tablet ou smartphone. Do mesmo modo, a revelação de filmes e impressão de fotografias também entram em declínio, suplantadas pelo processo de digitalização das imagens.
Segundo observou, a “propriedade por acesso” que caracteriza a novo modo de consumir na atualidade é um caminho sem retorno e instaura também uma via de mão dupla na economia, pois o usuário também influencia o mercado, apresentando novas demandas por aplicativos e alternativas que retirem do cidadão a obrigação de, por exemplo, comparecer a estabelecimentos comerciais e bancários para efetuar transações de compra, venda, pagamentos de contas e outra gama de atividades.
Alisson Andrade avaliou que para se manter no mercado em condições de competitividade, a indústria deve se reinventar. “Toda empresa deverá ser uma empresa de tecnologia”. Tudo que se cria deve obedecer a quatro fatores de sucesso. Assim, todo produto e serviço deve ser escalável, replicável, exponencial e recorrente. “Todo trabalho mecânico deverá ser automatizado”, prognosticou.
Ao realizar uma retrospectiva sobre a evolução da relação comercial ao longo da história, ele lembrou que nos anos 70, o foco das empresas era no produto. Já nos anos 90, mudou para serviços, enquanto nos anos 2000 as estratégicas visavam primordialmente o cliente. Hoje, o foco deve estar no relacionamento com o consumidor.
No final da palestra, ele fez uma apresentação da Conductor, empresa criada em 1997 e que hoje é uma das maiores no ramo de tecnologias de meios eletrônicos de pagamento. A empresa tem uma célula, a Conductor Lab, que funciona no Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica (Laser) do CI, e tem por finalidade a troca de experiências em áreas de interesse comum, transferência de tecnologia e apoio a pesquisas e desenvolvimento de produtos e serviços.
A parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP) da UFPB foi firmada no ano passado e vem contribuindo para a formação de vários estudantes dos cursos do Centro em áreas como mobile.net, Java, modelos de negócios na área do mercado de cartões de crédito e também API, a Interface de Programação de Aplicativos.
A “16ª edição da Semana da Computação” será realizada até a próxima sexta-feira (20), e é organizada pelo grupo de alunos do PET (Programa de Educação Tutorial). A programação é variada, com palestras de profissionais do mercado e professores universitários, além de minicursos, Game Day e outras atividades.
A programação completa da “16ª Semana da Computação” está disponível no link http://sdcufpb.com.br/.