Palestra sobre tecnologias que criam novo perfil de consumo abre Semana da Computação

Os alunos que estão ingressando neste semestre nos cursos do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram recepcionados, na manhã desta terça-feira (17), com uma abordagem atual e esclarecedora sobre tecnologias que criam novas experiências de consumo e revolucionam a relação entre clientes e empresas. O tema foi apresentado por Alisson Andrade, analista de negócios da empresa Conductor, às 9h, durante a palestra de abertura da “16ª Semana da Computação”.  No início das atividades, o diretor do CI, Hamilton Soares, deu as boas-vindas aos novos alunos e fez uma explanação sobre a estrutura administrativa do Centro e da UFPB.

Para um público de alunos veteranos e feras que lotou o auditório do CI, Alisson Andrade disse que vivemos uma era de transição em que cada vez mais a economia da propriedade vai sendo substituída pela economia do acesso. Conforme explicou, as pessoas buscam mais a experiência de uso quando, por exemplo, em vez de comprarem CDs preferem ouvir músicas através do aplicativo spotify e outras plataformas disponíveis na internet.

Na lista de modelos de negócios que tiveram seu auge e que hoje estão ultrapassados ele citou a empresa Blockbuster, que já foi a maior companhia mundial de locação de vídeos e que fechou porque a forma de consumo mudou. Hoje, o mercado oferece opções como a NetFlix, que permite ao usuário assistir filmes e séries online, através da TV, computador, tablet ou smartphone.  Do mesmo modo, a revelação de filmes e impressão de fotografias também entram em declínio, suplantadas pelo processo de digitalização das imagens.

Segundo observou, a “propriedade por acesso” que caracteriza a novo modo de consumir na atualidade é um caminho sem retorno e instaura também uma via de mão dupla na economia, pois o usuário também influencia o mercado, apresentando novas demandas por aplicativos e alternativas que retirem do cidadão a obrigação de, por exemplo, comparecer a estabelecimentos comerciais e bancários para efetuar transações de compra, venda, pagamentos de contas e outra gama de atividades.

Alisson Andrade avaliou que para se manter no mercado em condições de competitividade, a indústria deve se reinventar. “Toda empresa deverá ser uma empresa de tecnologia”. Tudo que se cria deve obedecer a quatro fatores de sucesso. Assim, todo produto e serviço deve ser escalável, replicável, exponencial e recorrente. “Todo trabalho mecânico deverá ser automatizado”, prognosticou.

Ao realizar uma retrospectiva sobre a evolução da relação comercial ao longo da história, ele lembrou que nos anos 70, o foco das empresas era no produto. Já nos anos 90, mudou para serviços, enquanto nos anos 2000 as estratégicas visavam primordialmente o cliente. Hoje, o foco deve estar no relacionamento com o consumidor.

No final da palestra, ele fez uma apresentação da Conductor, empresa criada em 1997 e que hoje é uma das maiores no ramo de tecnologias de meios eletrônicos de pagamento. A empresa tem uma célula, a Conductor Lab, que funciona no Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica (Laser) do CI, e tem por finalidade a troca de experiências em áreas de interesse comum, transferência de tecnologia e apoio a pesquisas e desenvolvimento de produtos e serviços.

A parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP) da UFPB foi firmada no ano passado e vem contribuindo para a formação de vários estudantes dos cursos do Centro em áreas como mobile.net, Java, modelos de negócios na área do mercado de cartões de crédito e também API, a Interface de Programação de Aplicativos.

A “16ª edição da Semana da Computação” será realizada até a próxima sexta-feira (20), e é organizada pelo grupo de alunos do PET (Programa de Educação Tutorial). A programação é variada, com palestras de profissionais do mercado e professores universitários, além de minicursos, Game Day e outras atividades.

A programação completa da “16ª Semana da Computação” está disponível no link http://sdcufpb.com.br/.

Agência de Notícias da UFPB - Coom informações da Assessoria de Comunicação do CI