Palestras e exposição marcam Semana de Integração Latino-Americana

Com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, vai sediar de 28 deste mês a 1º de abril, a “Semana de Integração Latino-Américana”. A Semana acontecerá no auditório 1 do Espaço Cultural, sempre às 19h. De acordo com a programação, vários eventos serão realizados sobre temas relacionados à arte, literatura, população, religião e mídia latino-americanas.

A abertura da Semana de Integração Latino-Americana será às 19h do dia 28 de março, com a presença do secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira. Na ocasião, o professor Francisco Pereira, da UFPB e UEPB fará palestra sobre Arte e Literatura na América Latina.

No dia seguinte, no mesmo horário, o tema a ser abordado será O Índio na América Latina, pelo cacique Caboquinho da Aldeia Forte da Baia de Traição (Antonio Pessoa Gomes) e Martins de Mendonça, da UFPB.

Para o dia 30 de março, a programação prevê palestra do professor Antonio Baruty, que vai abordar o tema: População negra em alguns Países da América Latina – semelhanças e assimetrias.

Teologia da Libertação será o tema da palestra a ser proferida pelos professores Rufino Vieira e José Flávio da Silva, da Universidade Federal da Paraíba. No dia 1º de abril, o tema da palestra será Mídias, Democracia e Comunicação na América Latina.

Exposição

Quem for ao Espaço Cultural José Lins do Rêgo, para este evento, também terá a oportunidade de conhecer a exposição fotográfica El Condor de Los Andes, de autoria do professor do Departamento de Psicologia da UFPB, Juan Carlos Viñas Cortez.

A abertura da exposição – que ficará disposta no mezanino do Espaço Cultural com a presença do autor das imagens, Juan Cortez.

Haverá também a participação especial do grupo Iakekan, formado por alunos, professores e ex-professores do curso de Música da UFPB (Educação musical, etnomusicologia e sequencial) e pelo compositor Paulo Ró. Eles ser apresentam no evento a partir das 19h30.

O Iakekan é composto por Alice Lumi (direção, charango), Cyran Costa (violão), Fábio Xavier e Maria Juliana (voz), Fernando Pintassilgo (autas andinas) João Nicodemos e Mayara Yuri (rabecas) e Paulo Ró (percussão e cordas).

Sobre a exposição

A exposição fotográfica El Condor de Los Andes (o condor-dos-andes) é um documento que retrata a vida da maior ave da América Latina, cujo parente mais próximo são os abutres ou urubus no Nordeste do Brasil.

O condor andino é reconhecido como uma das maiores aves voadoras do mundo depois do albatroz. Adultos chegam a medir até 142 centímetros de altura e ter entre 270 e 330 centímetros de envergadura. Os machos pesam de 11 a 15 quilos e as fêmeas, de 8 a 11 quilos.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias