Paraíba projeta Circuito Integrado de Rádio Frequência

O Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) projeta o 1º Circuito Integrado Rádio Frequencia da Paraíba que acaba de ser medido e está funcional, fruto de um projeto de cooperação entre a UFPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).

Trata-se de um VCO (Voltage Controlled Oscillator, do inglês, oscilador controlado em tensão), um dos principais componentes constituintes de um transceptor Radio Frequência (RF), e tem a função de gerar um sinal periódico utilizado tanto no circuito de transmissão quanto de recepção. Como exemplo de aplicação, podem ser citados os transceptores Zigbee usados nas redes de sensores sem fio.

O circuito foi projetado pelo estudante de pós-doutorado Emmanuel Dupouy (atualmente professor do IFPB), sob a orientação dos professores Antonio Augusto Lisboa de Souza (UFPB) e Raimundo Carlos Silvério Freire (UFCG), no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES (processo Nº 02926/09-1).

O Laboratório de Microengenharia da UFPB e o Laboratório de Instrumentação e Metrologia Científicas da UFCG são associados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos (INTC-NAMITEC). O NAMITEC viabilizou a fabricação do Circuito Integrado na foundry alemã XFAB, numa rodada conjunta envolvendo várias instituições brasileiras.

A fabricação do circuito foi feita na tecnologia CMOS 0,18mm (XC018) da foundry alemã XFAB (www.xfab.com), e utilizou recursos do INCT-NAMITEC (http://namitec.cti.gov.br).

O circuito foi medido no Laboratório de Microengenharia da UFPB, com o uso de uma estação micro-manipuladora Suss-Microtec EP-6 (única no estado, e financiada com recursos do FAPESQ/CNPQ) e de um analisador de espectro.

O circuito demonstrou um nível de ruído de fase abaixo do que poderia ser detectado pelo aparelho de medida utilizado, o que é uma indicação do seu bom desempenho. O circuito será enviado a outro laboratório para ser caracterizado, e os dados serão publicados em breve.

Formação de Recursos Humanos na UFPB na área de CIs analógicos

Na área da concepção de Circuitos Integrados Analógicos, os primeiros trabalhos de estudantes de graduação em Engenharia Elétrica da UFPB já começam a dar resultados. Foi o caso dos alunos Elmo Fechine e Ranieri Saldanha, bolsistas de iniciação científica (2010-2011) do curso de Engenharia Elétrica da UFPB. O aluno Ranieri Saldanha projetou um oscilador 2.4GHz CMOS com frequência fixa e ultrabaixo consumo.

Elmo Fechine desenvolveu um LNA (Low-Noise Amplifier, do inglês, amplificador com baixo ruído) 2.4GHz CMOS.

Para mais informações sobre os projetos de microeletrônica em andamento no Departamento de Engenharia Elétrica da UFPB, entre em contato com os professores Antonio Augusto (antoniosouza@cear.ufpb.br) e Cleonílson Protásio (protasio@cear.ufpb.br).

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Departamento de Engenharia Elétrica