Parceria do IDEP com empresa favorece alunos de computação

O Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu um importante passo, nesta quinta-feira (30), visando a consolidação da primeira parceria universidade-empresa que propiciará avanços para os processos de inovação tecnológica na área de Desenvolvimento de Sistemas Computacionais.

Durante encontro realizado nas instalações do Núcleo de Informática e Multimídia do IDEP (NIM), no Centro de Informática em Mangabeira, que contou com a presença da reitora da UFPB, Margareth Diniz, representantes do IDEP e do NIM, foram abordadas as principais diretrizes que irão nortear a parceria com a Conductor, empresa de tecnologia em meios eletrônicos de pagamento e uma das maiores processadoras de cartão de crédito do país.

A empresa terá uma célula dentro do laboratório do IDEP para troca de experiências em áreas de interesse comum, transferência de tecnologia e apoio a pesquisas e desenvolvimento de produtos e serviços. A formalização do convênio entre o IDEP e a Conductor está prevista para o final deste mês, mas, na ocasião, já ficou acertada a realização do primeiro treinamento para estudantes dos três cursos de graduação do Centro de Informática (CI), abrangendo temas como mobile.net, Java, modelos de negócios na área do mercado de cartões de crédito e também API, a Interface de Programação de Aplicativos.

Essa capacitação terá duração aproximada de quatro meses e contará com professores do CI e da empresa conveniada. Para a primeira turma serão selecionados 30 participantes, em processo que será conduzido pelas equipes do NIM e da Conductor.  Ao longo do período de capacitação haverá a seleção de cerca de 10 alunos para estagiarem na célula da Conductor, que já estará funcionando nas instalações do NIM e onde técnicos da empresa irão compartilhar conhecimentos com os estudantes e desenvolver outras ações integradas.

Outra contrapartida prevista no convênio entre o IDEP e a Conductor é a doação de equipamentos para atender às demandas do NIM para efetivação das atividades estabelecidas na parceria. A empresa já doou parte do mobiliário necessário para equipar a sala de treinamento e o local onde a célula da empresa será instalada. Durante a reunião, as representantes da empresa, Joselinda Manos, gerente de Recursos Humanos (RH), e Gabrielly Oliveira, coordenadora de RH, assumiram o compromisso de fornecer computadores e equipamentos de informática, de modo a garantir infraestrutura para o bom andamento de todas as atividades.

Além da reitora e representantes da Conductor, participaram do encontro os professores Alisson Brito e Tiago Nascimento, da coordenação do NIM; o presidente do IDEP, João Marcelo, e o assessor do IDEP, Carlos Gadelha.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria