Parceria entre UFPB e BSGI traz exposição internacional ao campus de João Pessoa

Na tarde de 28 de setembro, a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, reuniu-se com representantes da associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), em seu gabinete, para acertar detalhes da realização da exposição "Da cultura da violência para a cultura da paz" na universidade.

Participaram do encontro, os responsáveis gerais da BSGI na Paraíba, Zaira Lima e Altamir Fernandes, o relações públicas da associação no estado Iran Oikawa e os professores da UFPB Iure Paiva, do Departamento de Relações Internacionais do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e Amanda Galvíncio, do Departamento de Educação Básica do Centro de Educação (CE).

A exposição “Da cultura da violência para a cultura da paz - Transformando o espírito humano” apresenta, em imagens e frases inspiradoras, as muitas formas da violência em nosso planeta e propõe um movimento pela abolição dos conflitos, das pequenas atitudes individuais ao uso de bombas atômicas. A mostra da SGI foi inaugurada em 2007, em Nova Iorque, e já percorreu cidades por todo o mundo, incluindo a sede da ONU, em Genebra, na Suíça. Na UFPB, está prevista para ocorrer no período de 15 a 18 de outubro, no hall de entrada do bloco do CCSA, no campus de João Pessoa - local aprovado pelos representantes internacionais da SGI em visita realizada no mês de setembro.

Para a abertura, serão convidados autoridades, educadores e estudantes de escolas públicas da região, além da comunidade em geral. A cerimônia contará com apresentação do coral da BSGI. Iure Paiva ressaltou, na reunião, que a SGI agora é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No registro fotográfico, a reitora exibe o diploma de Suprema Honra ao Mérito recebido da Universidade de Soka, em Tóquio, durante sua visita institucional ao Japão, em junho deste ano. O título é a comenda máxima daquela instituição e equivale ao de Doutor Honoris Causa no ocidente.

ACS | Daniel Guedes