Peças e apresentações musicais marcam reabertura do Teatro Lima Penante

Após passar por período de reformas, o Teatro Lima Penante reabre suas portas nesta sexta-feira, 1º de setembro. Na ocasião, serão apresentadas à imprensa, servidores da UFPB e ao público em geral, as melhorias realizadas nesta fase de revitalização do espaço.

Passaram por obras a parte de fora da construção, com instalação da nova iluminação e pintura da fachada. As 101 poltronas do interior do teatro foram substituídas, sendo uma para obesos.

Além das poltronas, a cortina e o palco foram reformados e os corredores ganharam luzes para facilitar o acesso. Também foi instalado um novo sistema de refrigeração. O conjunto de banheiros foi todo reformado e também as janelas do teatro.

O camarim recebeu espelhos e banca de granito e o alojamento para 40 pessoas foi todo reformado com pintura geral e compra de equipamentos novos.

Programação

Dentro da programação de reabertura do Lima Penante, acontece nesta quinta-feira (31), às 19h, o Ensaio Aberto para os artistas com a peça “Confissões”, do Grupo de Teatro Universitário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O espetáculo tem direção de Everaldo Vasconcelos e texto de Paulo Vieira, com participação dos atores, nacionalmente conhecidos, Edilson Alves e Everaldo Pontes.

Segundo o coordenador do Teatro Lima Penante, Everaldo Vasconcelos, a solenidade de reabertura será na sexta-feira (1º), às 19h, com a presença da Reitora da UFPB, Margareth Diniz; o titular da Coordenação de Extensão Cultural (COEX), Antonio Gualberto; o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), Orlando Vilar; do fundador do Núcleo de Teatro Universitário (NTU) e do Teatro Lima Penante, Fernando Teixeira; do teatrólogo Fernando Abath; e do ator e produtor cultural, Buda Lira.

A festa de reabertura continua no sábado (2), às 19h, com a participação do Balé Popular da UFPB, que tem direção geral do Coreógrafo Maurício Germano. A atividade é aberta ao público.

A programação se encerra no domingo (3), às 19h, com apresentações musicais dos funcionários do Lima Penante: Fabíola Ataide, Sanzia Márcia e Cacá Santa Cruz.

Sobre o Lima Penante

O Teatro Lima Penante foi inaugurado em 1982, com apresentação da peça “A Noite de Matias Flores”, do paraibano Marcos Tavares, sob direção de Fernando Teixeira. A casa se transformou em um polo de reunião e discussão dos artistas da terra. Abriu as portas para o projeto Vamos Comer Teatro, coordenado por Fernando Teixeira, cujos objetivos eram trazer para a cidade espetáculos de destaque de todo país, formar plateias e incentivar o fazer e a crítica teatral.

Outros informações e detalhes na sede do Lima Penante, na Rua João Machado, 67 no Centro ou pelo telefone (83) 3221-5835.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo