Pesquisador da UFPB participa de reunião do projeto Bramar na Alemanha

O professor Cristiano Almeida, do Laboratório de Recursos Hídricos e Engenharia Ambiental (LARHENA) do Centro de Tecnologia (CT/UFPB), esteve na Alemanha para participar de reuniões com membros e parceiros do Projeto Bramar. O objetivo foi discutir e apresentar o trabalho dos grupos que formam a rede de pesquisadores dos dois países.

O Bramar é um projeto de pesquisa de cooperação bilateral Brasil-Alemanha, que objetiva propor tecnologias e recomendações para a gestão integrada de recursos hídricos no semiárido da Região Nordeste. O docente (terceiro à partir da esq. na foto) é responsável pelo apoio brasileiro em três das dez etapas previstas no projeto.

As reuniões ocorreram no período de 19 a 21 de abril, nas cidades de Gottingen, Braunsweig e Aachen. Destacam-se, entre os temas discutidos, a influência das mudanças climáticas, o monitoramento dos recursos hídricos e o planejamento da recarga de águas subterrâneas na região, além de publicações científicas a partir dos resultados provenientes das pesquisas.

Estiveram presentes representantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que coordena o projeto no Brasil; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e da Agência Nacional das Águas (Ana), além do pesquisador Cristiano das Neves Almeida, da UFPB. Participaram, ainda, os parceiros alemães da Universidade Técnica de Braunschweig (TUBS), da Universidade de Göttingen (UG) e da Rusteberg Water Consulting (RWC).

Projeto Bramar

O foco do Bramar está na investigação dos aquíferos, essenciais para as estratégias de solução à escassez de água e para o desenvolvimento sustentável do semiárido nordestino. O projeto considera a disponibilidade de água (subterrânea e superficial) e a previsão de demanda por áreas urbanas, indústria e agricultura, baseando-se em cenários de mudanças socioeconômicas e climáticas.

O projeto está organizado em dez pacotes de trabalho, ou WPs. O professor Cristiano coordena o WP3, que define o planejamento e o monitoramento das recargas de aquíferos das áreas de pesquisa. Avalia-se, entre outros pontos, a viabilidade do tratamento solo-aquífero em João Pessoa e a identificação de modelos e tecnologias mais adequados à recarga de águas subterrâneas.

No projeto WP6, busca-se identificar, por meio de estudos de caso, tecnologias de tratamento adequadas para o reuso de água nas diferentes regiões que compõem a área de estudo, entre outras informações de interesse à performance socioeconômica e ecológica, para transferência regional. Nesse pacote de trabalho, Cristiano Almeida é responsável pela região de João Pessoa, onde será mapeado o estado atual do tratamento de águas residuárias industriais, com averiguação dos padrões de tratamento antes do reuso.

Já no WP7, o pesquisador da UFPB coordena as ações de apoio à tomada de decisão, com o objetivo de preparar uma avaliação e um ranking das estratégias de Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH), envolvendo desenvolvimento de plataforma, base de dados e outros instrumentos de apoio.

ACS | Rita Ferreira, com informações e fotografia do Projeto Bramar.