Pesquisadores da Petrobras farão palestra no Centro de Informática

Os pesquisadores Eduardo Roemers e Flávia Falcão do Setor de Reservatórios do Centro de Pesquisas (Cenpes) da Petrobras, no Rio de Janeiro, estarão no Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (CI/UFPB), no dia 25 deste mês. Eles vão falar sobre “Redes Temáticas de Pesquisa da Petrobras”, apresentando à comunidade universitária os interesses e desafios nos campos da pesquisa, desenvolvimento e implementação.

O evento, aberto a estudantes e pesquisadores, será às 15h, no auditório do CI, no Campus de João Pessoa, e está sendo promovido pelo Laboratório de Modelagem em Engenharia de Petróleo (Lamep) do Departamento de Computação Científica do CI.

Eduardo Roemers - Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e mestrado em Geologia Regional pela UNESP/Rio Claro (2014). Tem experiência nas áreas de rochas carbonáticas, sedimentologia, estratigrafia, petrografia, geoquímica, educação ambiental e divulgação e ensino de geociências. Atualmente atua na gerência de Caracterização e Modelagem de Reservatórios (CMR) do Centro de Pesquisa da PETROBRAS (CENPES) com ênfase no estudo de reservatórios carbonáticos.

Flávia Falcão - Concluiu graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Desde 1997 trabalha na indústria do petróleo, sendo os últimos 15 anos dedicados à área de E&P. Entrou na Petrobras em 2003, onde trabalha como Engenheira de Petróleo. Desde 2006 trabalha no Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES), especializando-se em Geomecânica de Reservatórios. Seu trabalho atual abrange as diferentes disciplinas relacionadas à Geomecânica de Reservatórios, incluindo ensaios laboratoriais de mecânica de rochas e modelagem numérica em diferentes escalas, do plug ao modelo de simulação de reservatórios acoplado à geomecânica. Além de executar e coordenar projetos de pesquisa sobre esse tema dentro da Petrobras, também coordena projetos contratados juntos a outros centros de pesquisa e universidades, nacionais e internacionais. Seu trabalho mais recente trata da modelagem numérica 3D de reservatórios do Pré-Sal, acoplando a simulação de fluxo à geomecânica. Identifica em universidades, centros de pesquisa e outras companhias de petróleo parceiros naturais para o alcance de resultados de alto nível técnico que possam ser empregados no entendimento do comportamento de reservatórios de petróleo, favorecendo a previsibilidade e gerenciamento dos mesmos.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria