Pesquisadores da UFPB já podem se cadastrar no SisGen

ImprimirImprimir

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) informa que os pesquisadores da instituição já podem acessar o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen).

 

O SisGen é uma plataforma eletrônica de cadastramento obrigatório de todas as pesquisas, experimentais ou teóricas, realizadas com patrimônio genético brasileiro. Os pesquisadores da UFPB têm prazo-limite até 6 de novembro de 2018 para habilitarem suas pesquisas, sob pena de sanções previstas em lei.

 

A plataforma foi criada pelo Decreto nº 8.772/2016, regulamentador da Lei nº 13.123/2015, que dispõe sobre o patrimônio genético do País, bem de uso comum do povo encontrado em condições in situ, e sobre o conhecimento tradicional que seja relevante à conservação da diversidade biológica, à integridade do patrimônio genético do País e à utilização de seus componentes. Esses marcos legais inauguraram, em nosso País, um novo sistema de proteção e acesso aos recursos genéticos e aos conhecimentos tradicionais a ele associados, preocupando-se com a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade.

 

Mais informações estão disponibilizadas na página do SisGen no site do Ministério do Meio Ambiente.

 

 

Fonte: 
ACS | Rita Ferreira, com informações da Propesq.
Compartilhar: