Pesquisadores da UFSC visitam laboratório de quimioinformática do IPeFarM

O professor Louis Pergaud Sandjo e o doutorando Layzon Antônio Lemos da Silva visitaram o Laboratório de Quimioinformática do Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PGPNSB) da UFPB.

Pergaud, que cursou doutorado na França e pós-doutorados na Coreia do Sul e Alemanha, participa do Grupo de Estudos de Produtos Naturais e Sintéticos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lemos da Silva é orientando de Maique Weber Biavatti, editora-chefe do The Brazilian Journal of Pharmacognosy. Os pesquisadores vieram trabalhar e obter conhecimento na geração de modelos in silico para aplicação na predição de compostos sintéticos e semissintéticos com potencial atividade antichagásica e leishmanicida.

Com a visita, que durou de 30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2017, estreitou-se a cooperação entre os dois grupos de pesquisa, que pertencem à mesma rede de cooperação internacional, a Research Network Natural Products against Neglected Diseases (ResNet NPND). Para o pesquisador Marcus Scotti (Departamento de Química/CCEN) "a interação foi importante por consolidar ações que estão sendo realizadas em conjunto com o objetivo de pesquisar novos compostos com potencial atividade antiparasitária".

Na foto, da esquerda para a direita, Mateus Feitosa (professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas/CCS), Layzon Lemos da Silva, Louis Pergaud e Marcus Scotti.

ACS | Rita Ferreira, com fotografia fornecida por Mateus Feitosa