Pesquisadores do Norte/Nordeste se reúnem em João Pessoa

Evento vai discutir e propor estratégias para a criação e consolidação dos Programas de Pós-Graduação em Geografia; será de 13 a 15 de junho, no Campus I

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), vai realizar de 13 a 15 de junho, o III Seminário Regional Norte e Nordeste de Pós-Graduação em Geografia. O evento acontecerá no Campus I da instituição, em João Pessoa.

O seminário tem caráter regional, contando com convidados dos Programas de Pós-Graduação em Geografia do Norte e Nordeste e representantes de Agências de Fomento à Pesquisa. Seu público-alvo é constituído de pesquisadores e professores, além de alunos de pós-graduação em Geografia.

O tema central é a “Pós-Graduação em Geografia no Norte e Nordeste: políticas de fomento, pesquisas e ações”. O objetivo é o de aprofundar os debates sobre a política de pós-graduação e os desafios postos para a consolidação dos programas situados nessas duas regiões, seja no que concerne aos enfrentamentos relacionados a obtenção de recursos, seja no âmbito da concretização das pesquisas.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de junho. Para estudantes de pós-graduação, até o dia 20 de maio, pagará apenas R$ 20,00 de taxa. A partir do dia 21, a inscrição custará R$ 30,00. Enquanto isso, professores e profissionais pagarão R$ 40,00, se fizer a matrícula até o dia 20, e R$ 50,00 a partir do dia 21.

A programação prevê, entre outras atividades, lançamentos de livros e mesas-redondas inerentes ao tema central. A primeira mesa-redonda vai versar sobre “Os Programas de Doutorados no Nordeste: Perfil acadêmico e estratégias de consolidação”, no dia 13, no turno da manhã; à tarde, haverá fóruns de coordenadores e estudantes; à noite haverá um Diálogo Inicial sobre Interfaces das pesquisas das pós-graduações em Geografia do Norte e Nordeste.

No segundo dia pela manhã haverá mesa-redonda sobre “Articulações, intercâmbios e redes: proposições para consolidação dos programas de pós-graduação em Geografia nas regiões Norte e Nordeste”. À Noite, uma mesa-redonda sobre “Política de Avaliação das Publicações e propostas de divulgações científicas no Norte e Nordeste”.

No último dia, as atividades começarão com lançamento de livros, seguida de mesa-redonda sobre “O Papel das Agências Financiadoras na Consolidação da Pós-Graduação em Geografia”.

Trabalhos

De acordo com as normas para submissão e apresentação de trabalhos devem ser obedecidos os seguintes critérios: se dará, unicamente, através de uma proposta encaminhada por Grupos de Pesquisas (Cadastrados na Plataforma do CNPq e vinculado à Instituição de Ensino Superior das regiões Norte-Nordeste); a escolha dos trabalhos será feita pelos próprios grupos de pesquisa, a partir de critérios próprios. Não haverá ingerência, por conseguinte, da organização nessa escolha. Os trabalhos avaliados e indicados pelos grupos de pesquisa somar-se-ão ao do coordenador(a).

Após esse processo deverão submetê-los ao evento, em conjunto, em duas etapas: até o dia 21 de maio, os grupos de pesquisa deverão encaminhar para o e-mail 3sernne@gmail.com  uma relação contendo os títulos dos trabalhos selecionados e seus respectivos autores. Tal procedimento torna-se necessário para que a organização encaminhe as cartas de aceite individuais.

Até o dia 30 de maio, os grupos de pesquisa, na pessoa do coordenador ou representante, deverá encaminhar para o e-mail 3sernne@gmail.com os respectivos trabalhos completos, que deverão ser apresentados em língua portuguesa, em formato digital, formato PDF, com tamanho máximo de três (3) Mb, contendo um mínimo de 10 e um máximo de 15 páginas.

Contatos pelos telefones: (83) 3216-7594 e 3216-7432.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias