Pianista brasiliense lança CD na Sala Radegundis Feitosa

No recital, destaque para a interpretação de "Estudo II" do premiado compositor paraibano e professor do Departamento de Música da UFPB, Marcílio Onofre

Foto: Luiz ClementinoPiano Presente, primeiro CD da pianista brasiliense Joana Holanda, será lançado terça-feira (3), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Campus I da UFPB, com entrada franca. O recital é uma realização do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba.

A gravação do CD viabilizou-se a partir da modalidade de crowdfunding, um financiamento coletivo em que vários apoiadores colaboraram para viabilizar o projeto. Um modelo de financiamento que é contemporâneo, para um projeto de música contemporânea! O SELO SESC-SP, que vem apoiando de forma continuada diversos projetos de música nova, licenciou o cd que já está disponível nas lojas online do Sesc e em breve também na Livraria Cultura.

Fruto de um trabalho continuado de pesquisa e colaboração com compositores, o CD oferece um recorte da produção atual, rica em sua diversidade. Dois dentre os nove compositores são gaúchos e também professores do Centro de Artes da UFPel: Rogério Constante e Carlos Walter Soares. Tem também os mineiros Gabriel Penido  e Rogério Vasconcelos; a carioca Marisa Rezende, os paulistas Tatiana Catanzaro, Bruno Ruviaro e Alexandre Lunsqui; e o paraibano Marcílio Onofre.

No lançamento, cada uma das músicas será precedida por uma epígrafe literária. A direção cênica é de Maria Amélia Gimmler Netto, professora do Núcleo de Teatro da UFPel.

Joana Holanda se dedica à pesquisa e interpretação da música contemporânea brasileira. É professora do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas no Rio Grande do Sul (UFPel) e integrante do Núcleo de Música Contemporânea (NuMC) dessa instituição. Em lançamento pelo SELO SESC-SP, o CD traz música para piano solo de nove compositores brasileiros da atualidade, de várias gerações e partes do país. Muitas das peças foram premiadas em concursos de composição, e a maioria tem, em Piano Presente, o seu primeiro registro fonográfico.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria