Pinacoteca da UFPB expõe “arTTrainee” na Biblioteca Central

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco (UFPB/UFPE) promove a exposição “arTTrainee”. A abertura com palestra acontece nesta quarta-feira (1º), às 17h, na Pinacoteca da UFPB, localizada no primeiro andar da Biblioteca Central, Campus de João Pessoa. Com curadoria de Edson Barrus e Robson Xavier, “arTTrainee” prossegue em exposição até o dia 30 de junho.

Intitulada “arTTrainee”, essa pesquisa do doutor Edson Barrus corresponde ao estímulo e à reflexão sobre o próprio processo criativo em curso, seja no ateliê do artista, na graduação ou pós-graduação em artes visuais. “Os desafios estabelecidos pelas poéticas criativas estão presentes no cotidiano dos artistas/pesquisadores, se faz necessário estimular a análise crítica sobre os mesmos, afim de que os autores possam refletir sobre sua produção visual e analisar o impacto da mesma sobre o campo ampliado da arte contemporânea”, comenta Barrus.

A pesquisa realizada na internet e nos arquivos de artista, buscou construir um corpo de documentos e argumentos que abrem possibilidades para entender e valorizar essa prática no ensino da arte contemporânea.

As exposições costumam apresentar ao público as obras, o resultado da criação artística, já nesta exposição “arTTreinee”, a Pinacoteca da UFPB apresenta o processo, ou seja, o acompanhamento do trabalho criativo de artistas/pesquisadores, suas dúvidas, questionamentos, inquietações, erros, embates, tudo aquilo que leva ao resultado da criação em artes visuais.

A partir da sua investigação de Pós-Doutorado, o doutor Edson Barrus apresenta a dissecação dos processos de criação a partir do seu método arTTrainee, mostrando imagens, falas dos artistas/pesquisadores, detalhes, que normalmente passam despercebidos pelo público. “Abrir os bastidores da criação em artes visuais é democratizar e desmistificar o artista, apresentar a arte como processo de trabalho, como ofício cotidiano, vivenciada isoladamente ou em coletivos, tornando-a acessível a todos, abrindo a cartografia da criação e convidando os transeuntes desavisados a seguir trilhas semelhantes”, avalia Barrus.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7099.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria