Porto do Capim em Ação promove parceria entre a UFPB e a UFBA

ImprimirImprimir

A efetivação de uma nova parceira institucional entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esse foi o saldo do XVI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR), ocorrido em maio, em Belo Horizonte. A primeira turma da UFPB, prevista para agosto de 2015, será do Programa Porto do Capim em Ação, que deverá ser incubada ao Programa de Extensão Universitária (ProExt), sob a coordenação da professora Elisabetta Romano, vinculada à Assessoria de Extensão Internacional da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC).

 

Essa nova parceria consiste na primeira replicação, na UFPB, do curso de especialização Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Pública (AU+E), que teve seu início na UFBA, em 2014, sob a coordenação da professora Ângela Gordilho de Sousa.

 

Na programação do XVI ENANPUR, foi também realizada a Sessão Livre com o tema "Assistência técnica em rede: Uma perspectiva da Residência Profissional em Arquitetura e Urbanismo", no qual, as diversas Universidades convidadas apresentaram experiências de aplicação da Lei Federal 11.888/2008, da Assistência Técnica Pública e Gratuita, como uma ferramenta para a construção de proposições mais efetivas para as cidades.

 

Na ocasião, a arquiteta Jakeline Silva, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (PPGAU-UFPB) e especialista na área de Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Pública pela UFBA, apresentou o projeto de implantação de equipamentos comunitários na Vila Mangueira e o Projeto de Requalificação Urbana e Arquitetônica da área do Porto do Capim, ambos em João Pessoa. O Programa Porto do Capim em Ação é uma iniciativa da Associação de Mulheres da Comunidade Porto do Capim.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria
Compartilhar: