PPJ/UFPB emite nota de pesar pelo falecimento de Eliseo Verón

O pesquisador, em 2012, ano de aprovação do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo pela CAPES, acolheu esse Programa como parceiro principal

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo/Mestrado Profissional da Universidade Federal da Paraíba divulga uma nota de pesar pela morte do pesquisador Eliseu Verón ocorrido nesta terça-feira (15), em Buenos Aires, Argentina.

Nota Pública de Pesar e nossa Homenagem a Eliseo Verón

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo/Mestrado Profissional (PPJ), do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB, associa-se aos sentimentos de pesar de toda a comunidade científica latino-americana e internacional, pela perda do filósofo, sociólogo, semiólogo e importante pensador da comunicação, Eliseo Verón, ocorrida no último dia 15 de abril de 2014. Para além da dor e profunda saudade que já nos envolve, queremos, através desta nota, render nossa eterna homenagem àquele que foi um dos colaboradores de primeira hora na construção da proposta intelectual do nosso programa, apoiador entusiasta e pró-ativo das nossas realizações.

O eminente pesquisador Eliseo Verón, em 2012, ano de aprovação do PPJ pela CAPES, acolheu o nosso Programa como parceiro principal, na realização do IV Pentálogo do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação, realizado em setembro daquele ano na cidade de João Pessoa. Ali privamos mais intimamente do instigante pensamento de Eliseo Verón, que através das trilhas da filosofia, da sociologia, da semiótica, da comunicação e da sua larga vivência, produzia reflexões profundas acerca da natureza do presente, marcado pela mediação dos dispositivos tecnológicos, influenciando todas as instâncias da cultura e da sociedade.

Ali conhecemos, in loco, a riqueza dos debates dos quais Verón fazia parte, contribuições que o pesquisador classificava, ao modo de brincadeira, como “impertinências”, mas, ao contrário, traduziam-se em importantes vislumbres da sua arguta compreensão de mundo.

Nosso mais recente contato com o pesquisador envolvia um projeto promissor. No último mês de março, Verón deu seu aceite para compor, conjuntamente com relevantes pesquisadores nacionais e internacionais, o Conselho Científico da Revista “Âncora”, periódico técnico-científico do PPJ.

Em agosto de 2013, na cidade de Japaratinga, Alagoas, sede do CISECO, realizou-se o V Pentálogo Internacional, onde diversos docentes e estudantes do PPJ novamente puderam compartilhar da companhia de Eliseo Verón. Presidindo as atividades do V Pentálogo, tal qual um maestro, o semiólogo intercalava cada conferência com a escuta de uma canção, escolhida por ele próprio. É daqueles momentos tocantes, plenos de reflexão interior, que recolhemos nossa homenagem para o intelectual, o amigo, o colaborador:

“É sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar. Que o ar no copo ocupa o lugar do vinho. Que o vinho busca ocupar o lugar da dor. Que a dor ocupa metade da verdade, a verdadeira natureza interior.” (Chico Buarque de Holanda, interpretada por Gilberto Gil)

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do PPJ