Prêmio Jovem Cientista terá R$ 600 mil em premiações

Estudantes universitários e do ensino médio podem se inscrever até 31 de agosto para a 26ª edição do Prêmio cujo tema é "inovações tecnológicas nos esportes"

A 26ª edição do Prêmio Jovem Cientista (PJC) já está com inscrições abertas a pesquisadores, acadêmicos, universitários e estudantes do ensino médio de todo o Brasil. O programa distribuirá R$ 600 mil em premiações - incluindo aí o valor de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O prazo de inscrição vai 31 de agosto deste ano.

A ideia do tema de 2012, Inovações Tecnológicas nos Esportes, é “estimular pesquisadores a voltarem suas atenções para o setor esportivo e se alinharem com as demandas governamentais de incentivo para a área, diante da realização da Copa e das Olimpíadas no Brasil”, conforme release publicado no portal do Ministério.

O mundo dos esportes sempre caminhou junto com as descobertas da ciência e da tecnologia, seja na melhoria das condições dos equipamentos e espaços utilizados pelos atletas, ou na avaliação do potencial e de saúde como um todo, além de projetos onde a atividade é ferramenta educacional e de inclusão social.

Como participar – Pesquisadores, acadêmicos e estudantes universitários devem se inscrever pela internet. Os alunos do ensino médio, além da web, contam com a opção de enviar suas pesquisas pelos Correios. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.jovemcientista.cnpq.br, onde graduados e estudantes de ensino superior encontram também a relação de linhas de pesquisa nas quais poderão inscrever seus trabalhos, além das respectivas diretrizes para candidatos de nível médio interessados.

Prêmios – A premiação por categoria ficou assim estipulada: Graduado, R$ 30 mil (1º lugar); R$ 20 mil (2º lugar) e R$ 15 mil (3º lugar); Estudantes do Ensino Superior, R$ 15 mil (1º lugar), R$ 12 mil (2º lugar) e R$ 10 mil (3º lugar); alunos do Ensino Médio em 1º, 2º e 3º lugares recebem um moderno notebook cada um; Mérito Institucional, R$ 35 mil para cada uma das duas instituições com o maior número de trabalhos com mérito científico inscritos. O pesquisador indicado para a Menção Honrosa ganha R$ 20 mil. (Ascom CT, com dados do portal www.mct.gov.br)

Agência de Notícias da UFPB - com informações do CT