Pró-reitor da UFPB é reeleito vice-coordenador do Fonaprace

O pró-reitor de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE) da UFPB, Thompson Lopes, foi reeleito como vice-coordenador do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) para o período 2015/2016. A eleição ocorreu no começo do mês em Brasília.

Segundo professor Thompson Lopes, “é importante que a UFPB faça parte de um Fórum extremamente qualificado, que participe de perto da construção da política estudantil do país.”

Entre os maiores desafios dessa nova gestão do Fórum está a proposta de transformar em lei federal o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que vigora em forma de decreto. Essa proposta foi aprovada pelo Fórum durante encontro realizado o ano passado em João Pessoa (PB).

O Pnaes apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior. As ações são executadas pela própria instituição de ensino, que deve acompanhar e avaliar o desenvolvimento do programa.

Para o coordenador do Fonaprace, Leonardo Barbosa e Silva, a aprovação do Congresso e consequente sanção da presidente em aprovar o projeto de lei vai garantir de fato a estabilidade dessa política estudantil que as instituições de ensino superior implantaram nas últimas décadas.

SOBRE O FONAPRACE

O Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis – Fonaprace, foi criado em outubro de 1987, congrega os pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil.

Entre os objetivos do Fonaprace estão formular políticas e diretrizes básicas que permitam participar ativamente na defesa da educação pública, gratuita, com qualidade acadêmica e científica, e comprometida com a sociedade que a mantém e promover e apoiar estudos e pesquisas na área de sua competência.

Ascom UFPB - Débora Freire