Pró-reitor orienta sobre processo de Avaliação de Desempenho 2017

PDI deve balizar planos setorais e individuais, indica Francisco Ramalho

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) inicia mais um ciclo de Avaliação de Desempenho. Com metodologia implementada há três anos, o processo utiliza a técnica de avaliação 360º, que envolve todos os membros de uma equipe de trabalho. Como resultados, obtêm-se indicadores de performance do setor e dos indivíduos. O conceito atribuído ao desempenho individual tem reflexos na progressão funcional, sendo determinante para a retribuição financeira por mérito. Competências probatórias também são avaliadas por esse processo.

A avaliação é exigência legal prevista no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP). São avaliados todos os servidores técnico-administrativos em efetivo exercício há mais de 120 dias e ocupantes de função gerencial, de coordenação ou chefia, sejam esses técnicos ou docentes.

Para o pró-reitor de gestão de pessoas Francisco Ramalho, para além do cumprimento de um requisito legal e condição para progressão, o processo de avaliação do desempenho deve ser visto pelos gestores principalmente como uma ferramenta que é crucial para o planejamento de seus setores e, em consequência disso, para o sucesso da UFPB.

“São os servidores técnico-administrativos e os servidores em função gerencial que exercem as atividades-meio, essenciais à consecução dos objetivos estratégicos da nossa universidade”, argumenta Ramalho. “É importante que, na etapa de elaboração ou revisão do Plano de Trabalho, as equipes adequem as atribuições do setor e os planos individuais de trabalho, objetivando cumprir sua parcela dentro das metas da sua unidade ou centro. Esse é o caminho”, orienta ele.

Essas metas estão descritas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018), principal instrumento de planejamento e gestão da UFPB. Nele estão contempladas as competências exigidas de indivíduos, equipes e lideranças que encontram-se na linha de execução, explica o pró-reitor. Por fim, salienta que “os resultados da universidade dependem do comprometimento e desempenho de cada um para elevar a qualidade dos produtos e serviços que a sociedade espera da UFPB”.

Avaliação de Desempenho 2017

O processo de Avaliação de Desempenho é realizado anualmente por meio do Sistema de Gestão de Desempenho por Competências (SGDCom) desde 2014, sob a coordenação da Divisão de Gestão de Desempenho (DGD/Progep).

Todas as etapas do processo devem ser efetuadas por meio do Sigrh. O cronograma divulgado pela DGD (Memorando Circular nº 17/2017/ PROGEP) é o seguinte:

Centros Universitários e Unidades Administrativas da UFPB

ETAPA

PERÍODO

Elaboração/revisão, cadastramento e edição dos planos setoriais e de trabalho

20 de março a 3 de julho

Confirmação dos planos no SIGRH

20 de março a 4 de julho

Preenchimento da avaliação

6 a 27 de novembro

Divulgação dos resultados

11 de dezembro

Técnico-administrativo da UFPB em exercício no HULW/EBSERH

ETAPA

PERÍODO

Preenchimento da avaliação

6 a 27 de novembro

Divulgação dos resultados

11 de dezembro

No documento, a DGD apresentou, ainda, orientações básicas para a etapa de planejamento no Sigrh/SGDCom, destacando-se que o gestor imediato do setor deve reunir a equipe para revisar e atualizar o plano setorial ou elaborar um novo plano. O diálogo construtivo sobre as responsabilidades coletiva e individual, a divisão de atividades, a organização do trabalho e as metas para o ano em curso são fundamentais para aprimorar o desempenho funcional dos servidores no cumprimento dos objetivos institucionais.

Mais informações estão disponíveis na página da Progep, em manuais e vídeos sobre o SGDCom. A equipe da DGD também está disponível para esclarecimentos e orientações, prioritariamente por e-mail: avaliacao@progep.ufpb.br ou via Solicitação Eletrônica (assunto: Avaliação de Desempenho - SGDCom) no Sigrh.

ACS | Rita Ferreira