A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (PRAC-UFPB) e o programa de extensão "Porto do Capim em Ação" realizarão uma Mesa-Redonda sobre a “Requalificação do Porto do Capim, segundo uma perspectiva participativa e de inclusão social”. Será realizada nesta segunda-feira (15), às 9h, no Auditório da UFPB Virtual, no Campus I - João Pessoa.
O objetivo do encontro é apresentar o andamento dos projetos de extensão que professores e estudantes da UFPB vêm realizando na área do Porto do Capim e comunidades adjacentes. Para participar do debate, foram convidados o Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e os seus Secretários: Zennedy Bezerra (Planejamento), Socorro Gadelha (Habitação Social), Daniella de Almeida Bandeira (Meio Ambiente) e Hildevânio Macedo (Desenvolvimento Urbano).
O programa de extensão "Porto do Capim em Ação", contemplado no edital PROEXT 2015/2016, do Ministério da Educação, com o primeiro lugar em nível nacional na linha de Desenvolvimento Urbano, é integrado por cinco projetos: Memória e Documentação, Ensino de História e Educação Patrimonial, Requalificação Ambiental, Assessoria Jurídica Popular e Requalificação Urbana e Arquitetônica.
O Pró-Reitor da PRAC, Orlando Villar, disse que acredita no sucesso de um trabalho conjunto entre a UFPB, a Prefeitura Municipal de João Pessoa e a Comunidade do Porto do Capim. “Como engenheiro civil que sou, afirmo que os trabalhos que iremos apresentar, já endossados pela comunidade, são perfeitamente executáveis e de comprovada viabilidade econômica”, informou ele.
Segundo a professora Elisabetta Romano, Coordenadora-geral do Programa “Abrace o Porto do Capim” e Coordenadora da Extensão Internacional da PRAC, muitos dos trabalhos já vêm sendo desenvolvidos há mais de cinco anos na Comunidade do Porto do Capim.
A equipe do programa é composta por mais de 70 integrantes, entre professores, estudantes e colaboradores, pertencentes aos cursos de História, Geografia, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Mídias Digitais, Serviço Social, Sociologia, Teatro, entre outros. O programa ainda conta com a colaboração da professora Federica Tortora, da Universidade La Sapienza de Roma, em estágio pós-doutoral na UFPB.
O professor Villar reforçou ainda que essa colaboração, caso venha a ser efetivada de fato, poderá se tornar um modelo de Projeto Participativo e de Inclusão Social a ser adotado em outras comunidades. “Uma instituição pública tem o dever de cumprir sua função social e colocar à disposição da sociedade os saberes científicos, frutos da relação construtiva que mantém com a mesma”, completou o Pró-Reitor. O professor Vilar frisou também o destaque, em nível nacional, que a Extensão da Universidade Federal da Paraíba tem conquistado, sendo algumas de suas ações levadas a exemplo, como a “UFPB em seu Município”. Segundo ele, este projeto contribuiu para que a UFPB fosse indicada para sediar o Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Federais de Ensino Superior Público, que será realizado em João Pessoa, em novembro deste ano.