Prac recebe inscrições de estudantes para o Projeto Rondon

Será feita a seleção para as operações Canudos e Marinha Brasil que acontecem em janeiro de 2013, desenvolvidas pelo Ministério da Defesa

Alunos e professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) interessados em participar da seleção para as operações Canudos e Marinha Brasil do Projeto Rondon em janeiro de 2013, desenvolvidos pelo Ministério da Defesa, tem até quinta-feira (6) para se inscrever.

Serão selecionados 11 alunos, sendo oito titulares e três suplentes para a Operação Canudos e uma acadêmica do sexo feminino, para a Operação Marinha Brasil. Dois professores irão participar das equipes rondonistas da UFPB. As inscrições serão realizadas na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac), nos horários das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, localizada no andar térreo do edifício da Reitoria da UFPB, Campus de João pessoa ou no endereço eletrônico http://www.prac.ufpb.br.

A Operação Canudos vai acontecer de 11 a 27 de janeiro tendo como centro regional a cidade de Petrolina no estado do Pernambuco e envolverá atividades nos municípios do Piaui, Bahia e Pernambuco. A seleção dos classificados será nesta sexta-feira (7) através de uma entrevista, análise do plano de ação proposto e documentos solicitados.

De acordo com resultado da seleção publicado em Edital do Ministério da Defesa, as atividades do projeto Rondon da UFPB serão desenvolvidas no Conjunto A (área de atuação). Esta atividade reúne ações de Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; e Saúde no município de Jaguari na Bahia.

A UFPB participa ainda da Operação Marinha Brasil “Assistência Hospitalar” no estado do Amazonas. Nessa operação Rondon coube a UFPB a responsabilidade de selecionar uma acadêmica do sexo feminino, cursando um dos últimos períodos do curso de Graduação em Enfermagem, atendendo assim a composição da equipe formada 20 universidades.

São pré-requisitos para inscrever-se: 1) histórico; 2) comprovante que está regularmente matriculado no período de 2012; 3) comprovante de participação em Projeto de Extensão ; 4) preencher ficha de inscrição (disponível no local); 5) apresentar um breve plano de ação, que envolva pelo menos duas áreas temáticas do Conjunto A, a serem realizadas na Operação.

Conforme o convite às instituições pelo Ministério da Defesa, a seleção obedecerá aos seguintes critérios: cada equipe deverá ser composta por 10 rondonistas, sendo dois professores e oito alunos de diferentes cursos de graduação; os alunos selecionados para compor as equipes deverão estar cursando a segunda metade do curso de graduação;  todos os integrantes da equipe -  professores e alunos – deverão ser voluntários; a equipe deverá ser composta por alunos que não tenham participado de operações anteriores do Projeto Rondon; a composição da equipe deverá ser tão multidisciplinar, de forma a melhor atender às ações incluídas no plano de trabalho.

No ato da inscrição, o candidato também deverá ter outros critérios como: participações anteriores em projetos de extensão; capacidade de interação e de compartilhamento de tarefas; demonstração de responsabilidade, maturidade, dedicação e organização e resiliência quando da execução de trabalhos extenuantes e prolongados.

De acordo com o manual de inscrição as acadêmicas de Enfermagem cursando os dois últimos períodos do curso, poderão se inscrever tanto para a Operação Canudos, quanto para a Operação Marinha Brasil “Assistência Hospitalar”.

Ao inscrever-se, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição que se encontra disponível no Edital Prac/UFPB do site www.prac.ufpb.br, imprimir e entregá-lo na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Outras informações e esclarecimentos na Prac/UFPB. Telefone: (83) 3216-7990.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo