Prape inscreve para apoiadores de alunos com deficiência

O novo prazo de inscrições, estabelecido pela Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) da UFPB, termina nesta sexta-feira (18)

A Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reabriu as inscrições para a seleção de Estudantes Apoiadores de Alunos com Deficiência, visando ao preenchimento de vagas não contempladas no edital 001/2012. Os candidatos matriculados no Campus I (João Pessoa) têm até a próxima sexta-feira (18) para se inscrever diretamente na Prape, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. Já os candidatos matriculados nos campi de Rio Tinto, Bananeiras e Areia devem preencher a Ficha de Inscrição, solicitada diretamente pelo candidato (através do email secretaria@prape.ufpb.br). O prazo também termina nesta sexta-feira (18).

De acordo com o edital, podem se inscrever estudantes apoiadores para acompanhar colegas com deficiência nas aulas do segundo semestre de 2012. O programa será desenvolvido por meio da seleção de estudantes apoiadores que assumirão atividades junto aos alunos com deficiência, respeitando-se as peculiaridades e necessidades de cada área de deficiência: físico-motora, auditiva e visual. Segundo o edital, os alunos assistidos devem estar regularmente matriculados nos cursos de graduação, na mobilidade presencial da UFPB, nos campi de João Pessoa, Litoral Norte, Bananeiras e Areia, e terem solicitado à Prape, comprovando a sua deficiência.

Será função do aluno apoiador fazer o acompanhamento nas aulas e demais atividades acadêmicas diretamente ligadas ao curso, tendo em vista o acesso, participação e aprendizagem do aluno apoiado. O mesmo deverá ao final do semestre letivo apresentar relatório das atividades realizadas. O aluno apoiador é responsável direto pela locomoção do aluno apoiando no campus, acesso aos ambientes, facilitação na participação em atividades, solicitação de materiais, recursos e suporte técnico e tecnológico junto aos setores da UFPB, compatíveis com as necessidades do aluno apoiado.

Contato pelo telefone (83) 3216-7827.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho