Prape/UFPB participa do Encontro Nacional do Fonaprace

A Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) da UFPB, representada pelo pró-reitor João Wandemberg Gonçalves Maciel e pela coordenadora Geysa Flávia Câmara de Lima Nascimento (Coape/Prape), participou do Encontro do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace).

O evento aconteceu na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, no período de 24 a 26 de maio de 2017, e reuniu gestores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) para tratar de políticas e ações comuns na área em nível nacional.

No encontro, foram apresentados informes e análises acerca da conjuntura política atual brasileira, a avaliação dos indicadores da assistência estudantil e os resultados dos Grupos de Trabalho (GTs) de metodologia de análise socioeconômica, apresentados pelas IFES, em relação ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

João Wandemberg explicou, sobre esse último aspecto, que o Fonaprace discutiu e aprovou, com base nos estudos do GT constituído pela UFU, UFMG e UFPI, uma nova matriz para o PNAES, sugerindo dois elementos a serem aplicados a partir de 2018: a demanda potencial e a integralização dos alunos assistidos pelo programa. A proposta segue para apreciação pela Andifes e, uma vez aprovada, deve ser encaminhada para discussão junto ao MEC.

Prape/UFPB

As atividades de assistência e promoção ao estudante visam, na UFPB, à permanência, nos cursos de graduação presencial, do aluno identificado na condição de vulnerabilidade socioeconômica.

Por meio de processos seletivos semestrais, a Prape concede benefícios, como refeições nos restaurantes universitários, moradia nas residências universitárias, auxílio-moradia, auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio-creche, para auxiliar os estudantes a prosseguirem em seus cursos.

A Prape também apoia a participação de alunos carentes em eventos acadêmicos para apresentação de trabalhos, providenciando passagens e inscrições, por exemplo.

ACS | Rita Ferreira