Prefeitura de João Pessoa confirma obras de pavimentação na unidade Mangabeira da UFPB

Depois de um longo período de solicitações, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da Prefeitura de João Pessoa anunciou que serão iniciadas, em setembro, as obras de pavimentação do trecho da avenida dos Escoteiros que dá acesso à unidade Mangabeira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. A Prefeitura estenderá a pavimentação a um trecho da rua Professor José Maria Barbosa Gomes, situada na parte alta do entorno da unidade.

A garantia foi feita pelo diretor de obras Bernar Braga e pelo engenheiro Breno Santos, ambos da Seinfra, em reunião com a reitora Margareth Diniz e equipe, ocorrida na tarde desta quarta-feira, 22, no Centro de Informática (CI). Participaram o diretor do CI Hamilton Soares, o vice-diretor Lucídio Cabral, o diretor do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) Marcelino Oliveira, o prefeito universitário João Marcelo Macedo e o chefe de gabinete Raimundo Barroso Jr.

Os representantes da Seinfra informaram que, durante as obras, será necessária a interdição da passagem de veículos na avenida e que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) orientará a comunidade universitária e os moradores da área sobre o desvio por onde os carros deverão trafegar. No período, o acesso à unidade acadêmica deverá ser feito por um novo portão e a logística de circulação da comunidade universitária será discutida com a administração.

Demandas estudantis

A falta de infraestrutura no acesso à unidade Mangabeira, por onde circulam cerca de 1.500 pessoas, é uma das reivindicações da pauta da comunidade universitária local. O aumento da violência na área externa, com o registro de seguidos assaltos a estudantes, é outro problema que demanda ações policiais e de gestão universitária.

A reitora da UFPB e equipe também se reuniram com discentes da unidade na tarde de hoje, 22, para informar sobre as providências tomadas, desde a semana passada, com relação à Segurança. Entre elas, está o aumento das rondas policiais no entorno, através da adoção de uma estratégia permanente de vigilância, conforme acordo com o comando da Polícia Militar da região.

Outra medida anunciada, e que já está sendo posta em prática, é a construção de uma guarita em frente ao novo acesso de pedestres, na rua Professor José Maria Barbosa Gomes. A vigilância, segundo Margareth Diniz, será constante nesse local, de onde o segurança de plantão poderá acompanhar o trajeto do estudante vindo da parada de ônibus até a chegada na UFPB e vice-versa. Essa nova entrada para pedestres também foi viabilizada em atendimento às solicitações dos alunos, que estavam vulneráveis à ação de bandidos no trajeto do ponto de ônibus até o portão principal de acesso na avenida dos Escoteiros.

O prefeito universitário e a reitora informaram sobre outras ações já encaminhadas, a exemplo da instalação de alguns refletores internos na unidade de Mangabeira, que passaram a projetar a luz para a parte exterior, melhorando a iluminação da área.

Com o aumento das notificações de assaltos nos campi da UFPB, um grupo de whatsapp foi criado pela administração superior para receber denúncias de vítimas de violência ou para informar sobre pessoas com comportamento suspeito. O número, que permite linha direta com a polícia, é o (83) 8172-2837.

Os estudantes apresentaram novas reivindicações à reitoria, que tinha sido discutidas com o secretário de Segurança Pública do Estado, Cláudio Lima, em audiência na segunda-feira, 20 de agosto. Propuseram a instalação de câmeras com monitoramento e o controle de entrada e saída de pessoas na unidade acadêmica.

Outra demanda da comunidade diz respeito à falta de acessibilidade. O prédio do CI tem três andares e foi inaugurado, há mais de três anos, sem dispor de elevador. A reitora informou que a sua gestão está realizando investigações para apurar porque a obra foi entregue sem o elevador uma vez que, no projeto aprovado, consta a inclusão desse equipamento de acessibilidade. Ela lembrou que essa obra foi autorizada e concluída na gestão anterior.

Os participantes também solicitaram à equipe de gestores da UFPB a implementação de um projeto paisagístico na unidade de Mangabeira, envolvendo a comunidade no cultivo das espécies que forem plantadas. A área carece de jardins e áreas verdes, principalmente de árvores frondosas. A direção do CI assumiu o compromisso de buscar apoio junto à Comissão de Gestão Ambiental da UFPB para viabilizar essa demanda.

Por fim, os estudantes que usam o transporte coletivo pediram a colocação de faixa de pedestre nas ruas de acesso à unidade e que a parada de ônibus seja transferida para a avenida dos Escoteiros quando a pavimentação for concluída.

ACS | Publicado por Rita Ferreira, com texto e fotografias de Madrilena Feitosa (Assessoria de Comunicação do CI)