Prefeitura Universitária orienta sobre uso racional de energia elétrica na UFPB

A Prefeitura Universitária (PU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, na última sexta, 8 de junho, nota de orientação à comunidade universitária para o uso racional de energia elétrica nos espaços da instituição.

A PU informa que as contas de luz terão, em junho, bandeira vermelha no patamar 2, o maior entre as faixas tarifárias, gerando cobrança extra de R$ 5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, conforme anunciado, em 25 de maio, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com a PU, essa mudança resultará em um aumento nas despesas da UFPB na ordem de R$ 300 mil. “Num ano de orçamento restrito e com diversas decisões para se buscar equalizar os investimentos que a universidade precisa, nos deparamos com essa situação. Dessa forma, conscientizamos a comunidade universitária para atitudes importantes e que resultam numa economia de energia elétrica”, diz o comunicado assinado pelo prefeito universitário João Marcelo Macedo.

Para a Aneel, essa alteração de faixa tarifária se justifica porque, com o fim do período úmido, os reservatórios do Sul apresentaram redução de volume, elevando o risco hidrológico e o preço da energia no mercado de curto prazo. Além disso, de acordo com o órgão, a previsão de chuvas é baixa quando comparada à média histórica. Essas variáveis determinaram a cor da bandeira acionada para junho.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado, segundo a Aneel, para sinalizar, a partir da adoção de cada bandeira, nas cores verde, amarela e vermelha (e em patamares 1 e 2), os custos reais da geração de energia elétrica. No patamar 1, o adicional é de R$ 3 a cada 100 kWh; já no 2, o valor extra sobe para R$ 5.

Confira, abaixo, dicas para economia de energia:

Ar-condicionado

• Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com aparelho de ar-condicionado ligado;

• Manter os filtros limpos;

• Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado, se possível desligando-o uma hora antes do fim do expediente;

• Usar as cortinas/persianas, caso existam, nas janelas que recebem sol direto;

• Dar preferência à ventilação natural, sempre que possível.

Iluminação

• Utilizar, ao máximo, a iluminação natural;

• Apagar a luz ao sair de um cômodo.

Aparelhos em stand-by

• Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências, nos fins de semana e em outros períodos mais longos;

• Desligar, nos fins de semana e ao final de cada expediente, os refrigeradores de água e outros equipamentos que possam ser desligados.

Computador

• Não deixar impressora, caixa de som, estabilizador, tela e outros acessórios do ligados sem necessidade;

• Sempre que você der uma pausa no seu trabalho, desligue o monitor de vídeo. Ele é responsável por 70% do consumo de energia. Se puder, configure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização;

• Nas pausas mais prolongadas, desligue totalmente o aparelho, inclusive o estabilizador.

Geladeira (para os locais que dispõem de copa e laboratórios)

• Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário;

• Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções;

• Nunca colocar alimentos ou outros produtos quentes dentro da geladeira;

• Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos;

• Não forrar as prateleiras;

• Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente.

ACS | Pedro Paz. Imagem: Portal do Servidor-GO