Presidente da CMJP discute situação do HULW com reitora da UFPB

O vereador Marcos Vinicius (PSDB), presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), esteve no gabinete da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), acompanhado do diretor-geral da casa legislativa Carlos Santos, para discutir, entre outros assuntos, a situação do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB) com a reitora Margareth Diniz.

O presidente da CMJP abordou os problemas de orçamento que o HULW enfrenta para a manutenção de suas atividades. “O Hospital Universitário oferece diversas especializações e atendimento hospitalar gratuito para a população de João Pessoa e, por essa razão, temos que ter uma atenção especial. Acredito que a Câmara e a UFPB podem atuar juntas para que o hospital tenha condições de continuar prestando esses serviços de qualidade ao cidadão pessoense”, defendeu Marcos Vinícius. O parlamentar proporá que a CMJP realize audiência pública para debater a situação da unidade hospitalar.

O HULW oferece estrutura e serviços de saúde de referência para a Paraíba, atendendo pacientes vindos de todos os municípios do Estado. "Para manter-se, o hospital-escola conta verba repassada pelo governo federal no valor de cerca de R$ 1,5 milhão mensal, enquanto o mínimo necessário seria de R$ 3 milhões. A expectativa da UFPB é poder contar com contrapartidas dos municípios para a complementação dos recursos", explicou a reitora.

A reunião ocorreu na manhã de 17 de novembro, com a participação do chefe de gabinete da UFPB Raimundo Barroso Jr, da coordenadora de orçamento da universidade Renata Câmara e do pró-reitor de gestão de pessoas Francisco Ramalho.

ACS | Pedro Paz e Rita Ferreira