Primeiro Fórum Universitário do ano conta com a presença do Cineasta Vladimir Carvalho

O Fórum acontece dia 10 de março às 19h no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), campus I, João Pessoa.

O Fórum Universitário (FU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) retoma suas atividades em 2014 trazendo como palestrante o Cineasta Vladimir Carvalho e ainda a presença dos representantes das lutas camponesas da década de 50, Elizabeth Teixeira e o ex-deputado Assis Lemos.

O tema do primeiro Fórum Universitário do ano será Os 50 anos do golpe Militar de 64.

Vladimir Carvalho

É um cineasta e documentarista brasileiro de origem paraibana.

Começou seu curso universitário em João Pessoa, Paraíba, mas transferiu-se para Salvador a fim de ir ao encontro de um dos grandes núcleos do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). Frequentando a Universidade Federal da Bahia conheceu Glauber Rocha e integrou o chamado movimento do cinema novo (sendo parte da vertente documentarista do movimento, ao mesmo tempo, sendo influenciado e influenciando-o também, com o estilo de sua cinematografia documentária inovadora).

Entre as obras está a participação como assistente do cineasta Eduardo Coutinho no filme Cabra marcado pra morrer, filme documentário que conta a história do esposo de Elizabeth Teixeira, o líder camponês João Pedro Teixeira, assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste, Sapé, Paraíba.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo - estagiária)