Em parceria com o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros da Paraíba, a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) na UFPB deve lançar turmas especiais de mestrado e doutorado para a formação de policiais militares bombeiros da Paraíba. A expectativa é que a primeira seleção ocorra ainda no primeiro semestre de 2018 e a parceria se estenda até março de 2022.
“O Comando-Geral nos procurou e nossa intenção é atender a um dos critérios da Capes, que é a solidariedade para capacitar profissionais de outras instituições. Já fizemos parcerias como essa antes e atualmente nossas prioridades são as instituições paraibanas”, explicou o coordenador do Prodema, Reinaldo Lucena.
A intenção do grupo, que se reuniu na terça (21), é abrir duas turmas de mestrado, com 12 vagas cada. A primeira terá entrada em agosto de 2018 e a segunda em março de 2020. A turma de doutorado deve ter entre três e cinco vagas, com previsão de ingresso em março de 2019.
As oportunidades serão ofertadas nas áreas de Engenharia Ambiental, Educação Ambiental e Sustentabilidade. “Por se tratar de um programa multidisciplinar, o interessado poderá ter graduação em qualquer área do conhecimento para candidatar-se", esclareceu Lucena.
Participaram da reunião com o coordenador do Prodema, o tenente-coronel Tiago Izidro (diretor de ensino, instrução e pesquisa); os majores Montezuma (vice-diretor de ensino, instrução e pesquisa), Maia (chefe de planejamento educacional e pesquisa), Silveira (presidente da comissão de licitação) e Eduardo (assistente jurídico); a capitão Renata Silva (coordenadora de educação continuada e comunitária) e o tenente Marcos Guedes (coordenador de pós-graduação e pesquisa).
Segundo o professor Reinaldo, o próximo passo para a formalização da parceria é o encaminhamento do projeto aos setores jurídico e de convênios da UFPB para avaliação.