Prodema/UFPB mantém convênio com IFS para oferta de mestrado e doutorado

O Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFPB) dará continuidade ao convênio com o Instituto Federal de Sergipe (IFS) para viabilizar a segunda turma de Mestrado Interinstitucional (Minter) e a primeira de Doutorado Interinstitucional (Dinter), na área das ciências ambientais, para servidores do instituto. A turma 2015-17 do Minter formou 18 docentes e técnico-administrativos do IFS.

As tratativas foram conduzidas pelo coordenador do Prodema, Reinaldo Lucena, em reunião com o reitor do IFS Ailton Ribeiro de Oliveira, no dia 11 de outubro, em Aracaju. Participaram a pró-reitora de pós-graduação e pesquisa Ruth Sales Andrade e o chefe do departamento de pós-graduação José Espínola, ambos do instituto, além do coordenador de pós-graduação em agronomia da UFPB Maílson Monteiro do Rego.

De acordo com Lucena, a oferta dos cursos já foi aprovada pelo colegiado do Prodema. Agora, ISF e UFPB preparam edital a ser encaminhado para aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), promotora nacional do Programa. As novas turmas têm início previsto para o primeiro semestre de 2018.

Pós em Agronomia

O professor Maílson do Rego participou da reunião para discutir proposta de convênio entre as instituições que propiciará a qualificação de professores do IFS. A ideia é destinar vagas aos docentes no Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFPB.

Os cursos, avaliados com conceito 5 pela Capes, são desenvolvidos sob a responsabilidade do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no campus II da UFPB, situado no municipío de Areia.

"A perspectiva é de se iniciar, já em março de 2018, a formação de dez mestres e dez doutores do IFS", detalhou Maílson, no registro em vídeo feito pela equipe de comunicação do instituto.

___

Legenda da foto: Da esquerda para a direita, José Espínola, o reitor Ailton Oliveira, Reinaldo Lucena, Ruth Sales e Maílson Rego.

ACS | Pedro Paz e Rita Ferreira