Professor da UFPB é editor de obra internacional sobre potencial terapêutico dos óleos essenciais em câncer

O Prof. Dr. Damião Pergentino de Sousa, do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), teve recentemente publicado o livro por ele editado, Bioactive Essential Oils and Cancer, da editora Springer International Publishing, a segunda maior do mundo em publicações científicas. A obra contém 15 capítulos e teve a participação de pesquisadores do Brasil e de outros países.

O livro apresenta uma visão geral do potencial terapêutico dos óleos essenciais em câncer. O conteúdo dos capítulos foram estruturados visando uma abordagem multidisciplinar para o assunto, e recebeu contribuições de uma série de grupos de pesquisa que fizeram estudos importantes na sua área. Os temas foram cuidadosamente escolhidos com base na relevância para a pesquisa de produtos naturais com possibilidades de usá-los no tratamento do câncer. Um esforço foi feito para integrar a química, farmacologia e medicina enquanto discutia os óleos essenciais bioativos em modelos experimentais e estudos clínicos de câncer.

A obra é uma fonte valiosa para todas as pessoas envolvidas no estudo de produtos naturais e seus derivados sintéticos, especialmente para aqueles interessados ​​em pesquisa acadêmica e no âmbito industrial com foco na descoberta de agentes úteis para a terapia ou prevenção de câncer.

Informações adicionais e a venda do livro encontra-se no endereço eletrônico http://www.springer.com/la/book/9783319191430#aboutBook

Abaixo estão os títulos dos capítulos:

Chapter 1: Principles of cancer pathogenesis and therapy: a brief overview

Chapter 2: Essential Oils Chemistry

Chapter 3: Pharmacobotanical Aspects of Aromatic Plants

Chapter 4: Essential oils as Raw Materials in the Synthesis of Anticancer Drugs

Chapter 5: Antitumor Essential Oils: Progress in Medicinal Chemistry

Chapter 6: Clinical Advances on Anticancer Essential Oils

Chapter 7: Antitumor Essential Oils

Chapter 8: Antitumor Monoterpenes

Chapter 9: Sesquiterpenes from Essential Oils with Promising Antitumor Properties

Chapter 10: Antitumor Phenylpropanoids