Professor da UFPB é nomeado membro associado em instituição internacional

O professor Damião Júnio Araújo do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba (DM/CCEN/UFPB) foi nomeado, para o período de 2019 a 2024, membro associado Júnior do International Centre for Theoretical Physics (ICTP), sediado em Trieste, Itália.

O professor Damião Araújo, bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é um jovem pesquisador de destaque em Análise Matemática, mais precisamente em teoria de regularidade de equações diferenciais parciais envolvendo problemas de fronteira livre. Atualmente é também membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPB e do Programa Associado de Pós-Graduação em Matemática - UFPB/Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“Esta representatividade impulsiona ainda mais o processo de Internacionalização em pesquisa Matemática do DM-UFPB vivenciado nesses últimos anos. Nessa via, o pesquisador terá a oportunidade de fortalecer laços científicos com pesquisadores visitantes e associados do ICTP por meio de visitas acadêmicas de médio prazo. Sob tal dinâmica de cooperação, estas ações objetivam consolidar a Ciência e Tecnologia no Brasil, trazendo, neste caso, para o estado da Paraíba, um alto impacto na pesquisa e na formação de recursos humanos”, avalia Joedson Silva dos Santos, chefe do Departamento de Matemática da UFPB.

O ICTP é um prestigiado instituto internacional de pesquisa, criado na década de 1960 pelo físico paquistanês - vencedor do Nobel de Física de 1971 Abdus Salam (1926-1996) - sob um acordo entre o governo italiano, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), para produzir ciência de classe mundial e treinar pesquisadores de países em desenvolvimento.

Contatos pelo telefone: (83) 3216-7434.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria