Professor da UFPB concorre no 1º Festival de Marchinhas

ImprimirImprimir

"Monga, Mulher Gorila", do maestro Carlos Anísio, do Departamento de Música da UFPB, participa do Festival de Marchinhas da PB

 

Entre as 12 composições que estão concorrendo este ano no 1º Festival de Marchinhas  da Paraíba do Projeto Folia de Rua, em João Pessoa, está a marchinha “ Monga. Mulher Gorila” do maestro e professor do Departamento de Música da UFPB, Carlos Anísio.

 

“Monga, Mulher Gorila”  será defendida nesta sexta-feira (10),  pelo cantor Cristovam Tadeu  acompanhada pela orquestra especial regida pelo Maestro Rogério. A Associação Folia de Rua tem planos de lançar um CD com as composições selecionadas, ao final de cada edição do festival.

 

 Em  “Monga, Mulher- Gorila”, Carlos Anísio relata que a principal motivação para compor essa música e inscrevê-la no I Festival de Marchinhas Carnavalescas da Paraíba: Prêmio Sérgio Carneiro, foi de chamar a atenção para o desaparecimento de uma das mais tradicionais atrações populares dos parques, festas de padroeiras e similares.

 

O professor e maestro Carlos Anísio, informou que mesmo sendo um truque de ilusão de ótica a partir do uso de espelhos, Monga sempre foi envolta por um mistério especial principalmente para crianças e jovens de anos atrás e tornou-se um evento cultural para a nossa atual juventude. “Para tudo isso me utilizei do poder de crítica  aos costumes e as práticas políticas e sociais que a marcinhinha carnavalesca se baseia”, finalizou o compositor.

 

 O presidente da Associação Folia de Rua, Raimundo Nonato, o “Bola”, explicou que o Festival de Marchinhas da Paraiba é organizado pela entidade que congrega os blocos carnavalescos de João Pessoa e está inserido no calendário anual da maior prévia da festa momesca do Brasil. “O festival foi um sucesso absoluto, com mais de 60 músicas inscritas e apenas 12 foram classificadas”, destacou Bola.

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo
Compartilhar: