Professor da UFPB coordena sistema de identificação para fotografias adotado pela PMPB

O Instituto de Polícia Científica (IPC) do Estado da Paraíba está adotando um sistema de identificação dos cidadãos baseado em biometria implementado sob a coordenação do professor Leonardo Vidal Batista, do Centro de Informática (CI). Esse sistema foi desenvolvido a partir do Projeto Biopass, uma parceria da empresa VSoft e do Laboratório Visio, da Universidade Federal da Paraíba.

Segundo o professor Leonardo Vidal Batista, o Módulo de Análise e Processamento de Fotografias, incorporado pelo IPC, segue o padrão International Civil Aviation Organization (ICAO); agência da Organização das Nações Unidas (ONU), responsável por normatizar todos os assuntos relativos à aviação civil, vistos e documentos de viagem.

Esse Módulo de Análise e Processamento de Fotografias vem sendo desenvolvido há dois anos e novas versões deverão permitir a análise automática de aderência a todos os requisitos da ICAO.

O pesquisador explicou que graças à utilização dessa tecnologia, todas as fotografias de face que compõem o processo de emissão de identidade dos cidadãos passarão a seguir o padrão criado pela ICAO. Esse padrão já é adotado pela Polícia Federal brasileira na emissão do passaporte e vem sendo largamente utilizado para padronização das fotografias em documentos de identificação em nível mundial.

Benefícios - As fotos que seguem o padrão ICAO passam por uma análise automática realizada por algoritmos complexos de software que são capazes de detectar a posição dos olhos, calcular a rotação frontal da face, verificar se nariz e boca estão na posição central da imagem, verificar a distância entre a base do queixo e o topo da cabeça, verificar existência de chapéu, verificar se olhos estão abertos e se o indivíduo está utilizando óculos escuros, entre outros itens.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria