Professor da UFPB lança romance baseado em tese defendida na Espanha

“Amor Invisível – artes e possibilidades narrativas”, escrito pelo professor Carlos Cartaxo, será lançado no dia 26 deste mês, às 11h. O lançamento será na Livraria Sebo Cultural, localizada no Business Center, Retão de Manaíra, nº 205, esquina com a Edson Ramalho, loja 105, térreo. O livro será apresentado pelo professor da UFPB, Erinaldo Alves do Nascimento.

O romance Amor Invisível é parte da tese “Investigação baseada nas artes e possibilidades narrativas no ensino de arte” que foi defendida, com laude, na Escola de Belas Artes da Universidade de Barcelona, Espanha. O livro foi publicado em 2015 pela Editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), e tem 556 páginas.

Este é um trabalho fundamentado a partir da perspectiva metodológica da investigação baseada nas artes. É uma história ficcional, mas baseada na trajetória real da pesquisa que a gerou. Há uma mescla de fatos verídicos e ficção. O enredo de Amor Invisível trás na essência do seu contexto, situações vividas na realidade associado ao conteúdo teórico do ensino de arte, interligando a ficção ao cotidiano real das escolas pesquisadas. Em vários momentos os leitores se encontrarão no contexto narrado, refletirão sobre suas próprias experiências e, naturalmente, emitirão parecer e crítica sobre o conteúdo descrito. O texto é evocativo. A narrativa foi pensada para provocar ou evocar uma interação do leitor com o próprio texto, possibilitando assim, que este se coloque como sujeito da própria experiência, uma parte do todo. Como o romance situa o leitor no contexto da história, pode-se afirmar que essa é uma obra de narrativa evocativa.

Com esse trabalho o autor desconstrói o ponto de vista separatista que trata os artistas como criadores e os cientistas como recriadores, reconstrutores e descobridores de coisas novas no mundo. Amor Invisível gera conhecimento, recria informações, constrói reflexões e propósitos, reconstrói ideias e conceitos. Nele arte é conteúdo e conhecimento em forma de literatura.

O livro é patrocinado pelo FIC – Fundo de Incentivo a Cultura, Secretaria de Cultura do Governo da Paraíba, Funarte e Governo Federal.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria