Professor da UFPB participa de congresso internacional

O trabalho será apresentado no Décimo Terceiro Congresso Internacional IBERCOM, a partir desta quarta-feira, em Santiago de Compostela, na Espanha

O professor Osvaldo Meira Trigueiro, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, apresenta trabalho sobre Folkcomunicação no Décimo Terceiro Congresso Internacional IBERCOM – Comunicação, cultura e Esferas de Poder, que acontece desta quarta-feira (29) até sexta-feira (31), na Faculdade de Ciências da Comunicação em Santiago de Compostela na Espanha.

No dia 30, às 16h o professor Osvaldo Trigueiro apresenta o trabalho “O ativista midiático da rede folkcomunicacional: operador estratégico local dos acontecimentos” de sua autoria e que relata que torna-se cada vez mais complexo estudar a inserção da mídia sem que se determine a sua localização, aqui entendida como um conjunto de movimentos sociais em constante mudança, onde se dão os processos de midiatização nos diferentes lugares das experiências da vida cotidiana de habitantes de cidades nas cidades interioranas do Nordeste Brasileiro e especialmente na Paraíba.

O trabalho ainda destaca que a pesquisa empírica na área da folkcomunicão, através da etnografia e da observação participativa, é sem dúvida o melhor caminho para se compreender os diferentes processos socioculturais de apropriação, incorporação e conversão dos conteúdos midiatizados pelos ativistas midiáticos da rede folkcomunicacional.

Sobre o congresso

O IBERCOM 2013 na Galícia, organizado pela AGACOM, além de proporcionar uma maior visibilidade à pesquisa em Comunicação na Galícia e de materializar o encontro entre acadêmicos e pesquisadores, vai criar condições para a cooperação entre âmbitos disciplinares, universidades e países diferentes convocados em torno da Comunicação, cultura e esferas do poder.

Informações e esclarecimentos sobre o evento no endereço eletrônico http://www.estudosaudiovisuais.org/lusofonia/?page_id=23&lang=pt.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo