Professor da UFPB recebe Prêmio Jabuti na categoria Tradução

O professor Dr. José Roberto Andrade Féres, professor de francês no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba (DLEM/UFPB), acaba de ser contemplado com o prestigiado prêmio Jabuti, com o 3º lugar na categoria tradução, pela obra 'O Sumiço'(Perec).

O professor José Roberto Andrade Féres é doutor em Literatura e Cultura (com foco em Tradução) pela Universidade Federal da Bahia (2015), mestre em Literatura comparada - Université Paris IV (Paris-Sorbonne) (2011) e mestre em Tradução literária - Université Paris 8 (Vincennes - Saint-Denis) (2011), graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (Português e Francês) (2006). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Francesa e Portuguesa. Tradutor (La Disparition/O Sumiço, de Georges Perec, e obras de Pierre Lemaitre) e poeta (autor de A coesia das coisas).

Prêmio Jabuti

Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional e consagrado prêmio do livro no Brasil.

O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: além de valorizar escritores, o prêmio destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. O Jabuti 2016 contemplou 27 categorias.

Anualmente, editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil inscrevem suas de obras em busca da tão cobiçada estatueta e do reconhecimento que ela proporciona. Receber o Jabuti é um desejo acalentado por todos aqueles que têm o livro como seu ideal de vida.

É uma distinção que dá ao seu ganhador muito mais do que uma recompensa financeira. Ganhar o Jabuti representa dar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira, significa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)