Professor da UNICAMP faz palestra no CCHLA do Campus I da UFPB

Nesta quarta-feira (5), às 8h, haverá uma palestra com o professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Kanavillil Rajagopalan, no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB), Campus I, em João Pessoa.

A palestra ”Língua: um fenômeno essencialmente político” tem como objetivo promover uma reflexão sobre a dimensão política da língua, caracterizando-a como constitutiva. Nesse sentido, será defendida a tese de que todo ato de linguagem é essencialmente político, mesmo quando não se tem consciência dessa motivação.

O evento tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) e é uma realização do Núcleo de Estudos de Política e Educação Linguística (NEPEL).

Kanavillil Rajagopalan  é Professor Titular (aposentado-colaborador) na área de Semântica e Pragmática das Línguas Naturais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisador 1-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Participa em programas de pós-graduação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Universidade Federal de Tocantins (UFT - Campus de Porto Nacional). Ele nasceu na Índia, onde obteve B.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Kerala), M.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Delhi) e M.A. em Linguística (Universidade de Delhi). Fez Diploma em Lingüística Aplicada na Universidade de Edimburgo, Escócia. É Doutor em Lingüística Aplicada (PUC-SP) e Pós-Doutor em Filosofia da Linguagem (Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA). Já publicou 6 livros: Por uma Linguística Crítica (Parábola, 2003), A Linguística que Nos Faz Falhar (em parceria, Parábola, 2004), Políticas em Linguagem: Perspectivas Identitárias (em parceria, Editora da Mackenzie, 2005) e Applied Linguistics in Latin America (John Benjamins, 2006), Nova Pragmática: Fases e Feições de um Fazer (Parábola, 2010),Um Mapa da Crítica nos Estudos da Linguagem e do Discurso (em parceria, Editora Pontes, 2016) e colaborou com Yves Lacoste na publicação da edição brasileira do livro A Geopolítica do Inglês (Parábola, 2005) e publicou mais de 550 textos (artigos em revistas nacionais e internacionais, resenhas, resumos, capítulos de livros, prefácios, apresentações e textos em anais de congressos).

Inscrições na página: http://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/LFEP2018.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria