Professor de literatura da UFPB lança livro de ensaios

Rinaldo de Fernandes terá sua obra publicada pela editora Garamond do Rio de Janeiro que vai reunir textos publicados em diversos jornais e revistas do país

O escritor Rinaldo de Fernandes acaba de assinar contrato com a Ed. Garamond, do Rio de Janeiro, que irá publicar o seu novo livro em julho. O livro, de 300 páginas, é uma reunião dos ensaios do escritor. Textos publicados em jornais como “Folha de S. Paulo”, “O Estado de S. Paulo”, “Jornal do Brasil” (Caderno “Idéias”), “Jornal Rascunho” (de Curitiba), “Correio das Artes” (de João Pessoa), além de revistas acadêmicas e coletâneas das quais o autor participou. São textos produzidos sobretudo entre 2000 e 2010, alguns deles retirados de sua tese de doutorado sobre Vargas Llosa defendida em 2002 na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas/SP).

Os ensaios são de literatura brasileira e hispano-americana. Entre os autores estudados, além de cerca de 30 contistas brasileiros contemporâneos (contemplados no longo ensaio “O conto brasileiro do século 21”, que abre o livro), estão: Euclides da Cunha, Vargas Llosa, García Márquez, Julio Cortázar, Machado de Assis, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Ferreira Gullar, Chico Buarque, Tom Jobim, Miguel Sanches Neto, Aleilton Fonseca, Carlos Ribeiro, Renato Tardivo, etc. Há ainda um ensaio sobre obras de autores paraibanos publicadas em 2004 e 2005. O livro traz ainda duas entrevistas – uma sobre Euclides da Cunha e outra sobre Chico Buarque – concedidas ao jornalista Linaldo Guedes.

Rinaldo de Fernandes

É doutor em Teoria e História Literária pela UNICAMP e professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal da Paraíba. De ficção, publicou O Caçador (contos – Ed. da UFPB, 1997), O perfume de Roberta (contos – Rio de Janeiro: Garamond, 2005) e Rita no Pomar (romance – finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2009 – Rio de Janeiro: 7Letras, 2008). Organizou e lançou nacionalmente as seguintes antologias: O Clarim e a Oração: cem anos de Os sertões (São Paulo: Geração Editorial, 2002), Chico Buarque do Brasil (Rio de Janeiro: Garamond/Fundação Biblioteca Nacional, 2004), Contos cruéis: as narrativas mais violentas da literatura brasileira contemporânea (São Paulo: Geração Editorial, 2006), Quartas histórias: contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa (Rio de Janeiro: Garamond, 2006) e Capitu mandou flores: contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte (São Paulo: Geração Editorial, 2008).

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria