Acaba de ser publicado pela Editora Atlas, de São Paulo, o mais novo livro do Prof. Dr. Marcílio Franca, do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se da obra "Direito da Arte" que traz aspectos jurídicos relativos à produção, circulação e consumo de obras de arte.
O livro reúne, primeira vez no Brasil, importantes juristas de diversas área do Direito nacional e internacional, além de ter prefácio do Ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça, e um seleto grupo de coautores capitaneados pelo Prof. Dr. Erik Jayme, da Universidade de Heidelberg (Alemanha).
O volume foi organizado com a colaboração dos Profs. Drs. Gladston Mamede, da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), e Otávio Luiz Rodrigues Júnior, da Universidade de São Paulo (USP).
Inovador no conteúdo e na editoração, o livro traz em sua capa uma obra do artista mineiro Alexandre Mancini e conta ainda com um conjunto de gravuras inéditas e exclusivas do também mineiro Miguel Gontijo.
Para o Prof. Marcílio Franca, que também é Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, "o Brasil vem-se tornando, nos últimos anos, um produtor e um consumidor muito relevante no mercado internacional de artes plásticas, porém ainda não havia um livro que reunisse informações jurídicas apropriadas para garantir segurança às transações feitas por colecionadores, artistas, leiloeiros, casas de leilão, galerias e museus.
Com quase 500 páginas, "Direito da Arte" está dividido em 18 capítulos, que abordam, entre outros temas, a liberdade de expressão, tributação da obra e do artista, proteção ao patrimônio artístico, aquisição e comercio internacional de obras de arte.
Mais detalhes sobre a obra estão disponíveis no site www.editoraatlas.com.br .